domingo, fevereiro 22, 2004

Uma oportunidade perdida

(Publicado na edição de Janeiro de 2003 do jornal ALGARVE INFORMAÇÃO)

Até ao dia 2 de Fevereiro disputa-se em Portugal o Campeonato do Mundo de Andebol, envolvendo as principais selecções e trazendo ao nosso país os melhores praticantes da modalidade. Fruto do trabalho desenvolvido na última década pela Federação de Andebol de Portugal, os nossos representantes vão entrar no torneio para tentar a conquistar o direito de participarem nos próximos Jogos Olímpicos. Infelizmente, nenhuma cidade do Algarve faz parte dos palcos escolhidos para a concretização deste Campeonato...

Com transmissão televisiva assegurada para os principais mercadores fornecedores de turistas da nossa região e com lotações esgotadas na generalidade dos pavilhões (na altura em que vos escrevo restam algumas poucas centenas de bilhetes para pouco jogos da primeira fase...), a desistência de Tavira da participação revela-se uma oportunidade perdida e evidencia mais uma vez a falta de sentido estratégico dos actuais responsáveis municipais.

Ao longo do último ano, só a realização dos campeonatos internacionais de vela contribuiu para dinamizar as infra-estruturas locais, proporcionou contactos e experiências de grande qualidade aos clubes e praticantes do nosso município e da região, dinamizaram o comércio local e garantiram mais de doze mil dormidas nas instalações hoteleiras de Tavira. Com dez aviões fretados propositadamente para o efeito, só a presença da selecção da Suécia no Campeonato do Mundo proporcionaria a Tavira a vinda de dois mil visitantes que vão permanecer entre nós perto de duas semanas. Imagine-se que seria a Espanha a disputar alguns jogos em Tavira. Basta fazer as contas...

Há onze anos atrás, quando foi inaugurado o Pavilhão Desportivo Municipal Dr. Eduardo Mansinho com a realização do Torneio RTP, Tavira assistiu a três dias de andebol de primeira água com as bancadas lotadas comprovando a adesão dos tavirenses à modalidade. Passado pouco mais de um ano, na época 1992/93, o Clube de Vela de Tavira ascendeu ao principal escalão do andebol nacional e desde então manteve-se sempre nos campeonatos nacionais, mercê das suas escolas de formação e de um conjunto de dirigentes empenhados cuja actuação tem sido destacada, quer pela autarquia, quer pelas entidades federativas. Actualmente, entre as quatro equipas do Clube que participam com frequência nos Campeonatos Nacionais, duas disputam a 1ª Divisão Nacional...

A cidade de Tavira e os tavirenses, bem como os amantes do andebol existentes no Algarve e na vizinha Espanha, mereciam fazer parte do Campeonato do Mundo. Infelizmente, e apesar de estarem reunidas todas as condições desportivas e logísticas para tal, têm que se deslocar a Viseu, à Póvoa do Varzim, a Lisboa ou a Rio Maior porque alguém não teve o mérito de garantir o suporte financeiro necessário.

Na ocasião, por mera falta de visão de médio e longo prazo, poder-se-ia dizer que era um encargo insustentável. Hoje, quando se analisam os impactos positivos dos estágios e eventos desportivos realizados na região, quer em termos de ocupação hoteleira directa, quer de promoção dos nosso produto turístico nos mercados de origem, percebe-se perfeitamente que estamos perante uma oportunidade perdida indesculpável.

Com um clima ameno ao longo de todo o ano, uma oferta turística de reconhecida qualidade e infra-estruturas desportivas de nível internacional, o Algarve tem hoje todas as condições para se transformar num gigantesco centro de estágios internacional, sendo relevantes para o efeito alguns investimentos planeados ou em fase de concretização. Em paralelo com os esforços públicos e privados para requalificar a prestação de cuidados de saúde na região, realcem-se o Estádio do Algarve, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul e alguns investimentos privados em curso que serão decisivos para garantir a qualidade da oferta e dar um contributo decisivo para combater a sazonalidade específica do sector turístico.

Mais uma vez, será determinante o empenhamento dos responsáveis políticos e a interligação com os agentes económicos, nomeadamente na criação e manutenção de condições efectivas para a concretização dos objectivos da Associação Algarve Desportos, em boa hora lançadas pela Região de Turismo do Algarve.

Relativamente aos Campeonato do Mundo de Andebol, esperamos que nunca mais sejam perdidas oportunidades deste género e que empreendimentos desta dimensão não sejam prejudicados por decisões unilaterais e circunstanciais, que apenas revelam a personalidade de quem as toma!

Sem comentários: