segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Uma nova forma de estar na política...

(Publicado na edição de 7 de Dezembro de 2001 do jornal ALGARVE REGIÃO)

Não sei se já sabem, mas também sou candidato às eleições autárquicas do próximo dia 16 de Dezembro. É sobre esta experiência que quero escrever neste dia, é para falar-vos sobre uma nova forma de estar na política que aceitei o convite do Algarve Região!

O Partido Socialista é um projecto de cidadãos, dos valores da democracia e da liberdade, com trabalho realizado no Governo e nas Autarquias, em defesa do bem-estar e da qualidade de vida, do desenvolvimento sustentado e da justiça social. Em Tavira, apresenta-se às eleições com listas lideradas por Jovita Ladeira, para a Câmara Municipal, e por Carlos Reis José, para a Assembleia Municipal. Devo dizer-vos, duas candidaturas corajosas contra a corrente dominante em certos órgãos de comunicação social, que insistem em dizer que o actual edil está de pedra e cal. Deixo-lhes um convite, deixem as redacções de Lisboa ou Faro, venham ao terreno e conversem com as pessoas...

Oportunamente, fui convidado para liderar a candidatura à Assembleia de Freguesia de Santiago. Depois, muitos foram os que me incentivaram a acabar com a estagnação e a indiferença reinantes. Com humildade, consciente das dificuldades deste desafio e da importância reforçada das Freguesias, aceitei o convite para liderar a candidatura à Assembleia de Freguesia onde nasci, cresci e onde assentei arraiais no mundo associativo e na viida pública!

Aceitei este desafio motivado pela defesa constante dos elevados padrões de qualidade de vida que reconhecidamente ainda existem em Tavira, pela dinamização dos espaços públicos desportivos e culturais, pela conservação do nosso património ambiental, arquitectónico e cultural, pelo desenvolvimento económico equilibrado e sustentado da cidade e do espaço rural magnífico que resiste à invasão do betão!

Impulsionado pelo respeito aos homens e mulheres que construíram um espaço urbano notável e solidário e que hoje não aceitam a sua destruição de braços cruzados. Por todos aqueles cuja participação deve ser cada vez mais incentivada, comungando permanentemente ideais e decisões que dizem respeito a cada um de nós. Para abrir as portas duma Assembleia de Freguesia que deve ser um espaço privilegiado de diálogo e de participação, onde todos possam agir com responsabilidade!

Para servir a comunidade de Santiago, construímos uma candidatura renovada, com homens e mulheres determinados, com jovens de elevado potencial e com independentes de reputada idoneidade, todos com provas dadas na sua vida profissional e no associativismo da nossa terra, com quem delineámos um programa exigente de iniciativas e infra-estruturas. Cada Assembleia de Freguesia deve ser um lugar de democracia e liberdade, onde todos possam dar o seu contributo!

Para isso, esta candidatura é composta maioritariamente por independentes (78%), com muitos jovens (40% com menos de trinta anos!), mulheres e homens em igual número (sim, deve ser a única candidatura paritária do País!) e militantes da democracia e da qualidade de vida.

Concluída a tarefa de formação da lista, expliquei às três mil famílias que aqui residem a nossa visão dos problemas e das potencialidades da freguesia de Santiago, os objectivos da candidatura e os princípios que presidiram à formação desta equipa.

Queremos partilhar a responsabilidade de vencer os desafios do futuro e gerir a nossa Freguesia com quantos queiram participar no desenvolvimento sustentado de Tavira!

Com alguns meses a contactar as populações, as nossas preocupações são maiores. Em apenas quatro anos, a actual liderança da freguesia dominada pelo PSD esgotou ideias e projectos, não se renovou, receia a confrontação e o diálogo. Os problemas existentes há quatro anos agudizaram-se e muitos estão desiludidos com a (des)governação de Macário Correia. Com este senhor nos Paços do Concelho, os presidentes da Junta não passam de meros regedores! Caso sejam da oposição, são condenados ao ostracismo e prejudicados na atribuição das verbas e dos meios da Câmara!

A determinação da nossa juventude e a coragem fundamentada na experiência serão essenciais para enfrentar a sua propotência, desenvolver social e economicamente a nossa comunidade, promover a inclusão e criar oportunidades para todos!

Desejamos trabalhar com o tecido económico, com as associações e com todos os organismos da Administração Pública, numa lógica de colaboração e parceria, partilhando informação e incentivando relacionamentos institucionais que beneficiem a nossa população!

Porque acredito na vitória da democracia e do humanismo, vamos trabalhar com a Câmara Municipal porque apostamos na melhoria das redes integradas dos serviços públicos e queremos ruas e estradas com boas condições de circulação, parques de estacionamento amplos e bem localizados, jardins e espaços verdes limpos e cuidados, escolas bem equipadas e desporto para todos!

Estamos na política porque queremos servir as famílias e defender os seus interesses, porque apostamos na preservação do nosso património natural, arquitectónico e cultural como forma de gerar mais e melhor emprego para os nossos jovens. Porque os reformados e pensionistas devem ser alvo de atenções especiais durante os quatro anos de cada mandato e não apenas nas quatro semanas das campanhas eleitorais!

Andamos de porta em porta apresentando as nossas propostas, que queremos partilhar com cada eleitor e construir para todos, para reforçar a cidadania e a participação. Não estando contra ninguém, acreditamos só será possível fazer algo com uma forte presença dos eleitores nas urnas no próximo dia 16 de Dezembro!

Sem comentários: