segunda-feira, fevereiro 23, 2004

O futuro está a passar por aqui...

(Publicado em 23 de Março de 2001)

O Diário de Notícias vem publicando ao longo desta semana um trabalho de avaliação das universidades públicas portuguesas. Numa época em que o saber e o conhecimento são fundamentais, mas também se regista uma enorme competição entre as estruturas do Ensino Superior, é grato confirmar a crescente atracção e dinamismo da nossa Universidade.

Os algarvios devem orgulhar-se da sua Universidade que, num trabalho discreto e profícuo, alcançou um justificado protagonismo nacional, consolidado recentemente pela eleição do seu Reitor para a presidência do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas e pelo reconhecimento nacional do ensino superior público existente no Algarve.

Com uma experiência única de relacionamento entre o ensino universitário e o ensino politécnico e com um plano de desenvolvimento e expansão coerente com os anseios dos algarvios e as necessidades do País, a Universidade do Algarve apresenta-se hoje como uma instituição de prestígio que dignifica a região.

Desde o arranque, a Universidade traçou os seus objectivos - a formação humana, cultural, científica e técnica; a realização da investigação fundamental e aplicada; a prestação de serviços à comunidade, numa perspectiva de valorização recíproca; o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres nacionais e estrangeiras; a contribuição, no seu âmbito de actividade, para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de Língua oficial portuguesa e os países europeus; e, a contribuição para o desenvolvimento do País e, portanto, da região do Algarve – e tem vindo, de uma forma sustentada, a desenvolver-se harmoniosamente nos dois campus universitários de Faro - Penha e Gambelas – e nas duas extensões de ensino, em Vila Real de Santo António e em Portimão, doravante Campus de Portimão, perspectivando-se o seu crescimento e consolidação até 2006.

A determinação dos seus responsáveis tem contado com o empenhamento claro e decisivo do Estado, cujo contributo tem proporcionado condições de estudo, trabalho, investigação e socialização aos seus membros, sendo de realçar o espírito de cooperação e parceria que tem presidido ao seu relacionamento com as entidades locais e instituições regionais que, progressivamente, têm vindo a integrar nos seus quadros alunos formados nas licenciaturas existentes nos domínios das ciências do mar e da terra ou nas ciências humanas e do mundo empresarial.

Os desafios do mundo actual, em rápida transformação, exigem-nos uma atenção permanente aos avanços da ciência e das novas tecnologias. A necessária diversificação da economia algarvia obriga-nos a um olhar cuidado da evolução mundial e à criação de alternativas ao turismo e às actividades tradicionais. Quando as preocupações das comunidades locais se alteram permanentemente exigindo melhor qualidade de vida e mais respeito pela natureza, compreende-se que o papel desempenhado da Universidade do Algarve seja estratégico e fundamental!

O Programa de Desenvolvimento para o período de 2000-2006, assente numa lógica de diversificação da oferta de novos cursos conciliada com a relação universidade / empresas e de investimento na formação do seu quadro de docentes e na edificação de novas infraestruturas, é uma garantia da sua permanente atenção às necessidades estratégicas do Algarve!

A criação recente da Unidade de Ciências e Tecnologias da Saúde, a par da crescente aposta na formação de professores (em estreita ligação com a Direcção Regional de Educação do Algarve), no ensino artístico e na arquitectura, na engenharia do território ou nas ciências sociais, são um testemunho concreto desta adaptação às lacunas existentes em recursos humanos com formação adequada às carências dos serviços públicos e empresas sediadas na região.

Acresce, a entrada em funcionamento da maior biblioteca do Algarve, no campus de Gambelas, com investimentos que rondam os 12,5 milhões de contos na ampliação e conclusão dos edifícios destinados a actividades pedagógicas em Faro e na edificação do novo campus de Portimão, onde ficarão instalados a maior parte dos novos cursos no domínio das artes, urbanismo e ordenamento do território.

Desde modo, paulatinamente, com cada vez maior nível de exigência, a Universidade do Algarve vai fazendo futuro!

Sem comentários: