quarta-feira, dezembro 31, 2008

2008 REVISITADO!


Iniciado sob o espectro de uma crise anunciada e confirmada, 2008 foi o ano dos juros altos e dos combustíveis a preços inacreditáveis, com muitos portugueses a deixarem o carro em casa e a apostarem nas energias renováveis, embora por aqui ainda se possa optar pelas bombas de gasolina de Ayamonte...

Apesar das incontornáveis promessas futebolísticas, depois do desaire europeu, foi no atletismo que os Jogos Olímpicos de Pequim mostraram que o desporto português tem futuro, com Nélson Évora a conquistar a 4.ª medalha de ouro e Ana Cabecinha a mostrar as razões da sabedoria popular...

Esta revista do ano foi elaborada em parceria com a rádio Gilão FM, de Tavira, onde pode encontrar todos os dias as notícias de Tavira e do Algarve...

A polémica gerada contra a nova lei do tabaco vigente desde o 1.º dia do ano esfumou-se rapidamente, com os consumidores a optarem por atitudes mais saudáveis e José Sócrates por remodelar o responsável pela nova legislação.

A edição de 2008 do Rali Lisboa-Dacar foi cancelada devido a motivos de segurança, após o governo francês ter desaconselhado os seus cidadãos a deslocarem-se à Mauritânia.

Ainda em Janeiro, os homens fortes da Caixa Geral de Depósitos tomam conta do Banco Comercial Português, arrancando com um conjunto de alterações na banca que culminaram em Novembro com a nacionalização do Banco Português de Negócios

As comemorações do centenário do regicídio de Fevereiro de 1908 ressuscitam velhas polémicas monárquicas e mostram que as televisões e as rádios portuguesas também são capazes de produções notáveis

Poucos minutos após inaugurar a Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Tavira, a nova ministra da Saúde mostra a sua garra e diz que pretende aumentar o número de lugares de cuidados continuados e tem um objectivo: 15 mil camas até 2016, das quais mil no Algarve.

Um estudo elaborado pela Universidade da Beira Interior estabelece o ranking de todos os concelhos do país, avaliando-os pelo Índice de Qualidade de Vida de cada um deles. Na lista dos 20 lugares melhor posicionados, liderada por Lisboa estão sete concelhios algarvios – Albufeira, Lagos, Lagoa, Loulé, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António.

No dia 8 de Março, 100 mil professores marcham em Lisboa contra a política educativa do Governo, passado um mês os sindicatos chegam a acordo quanto à avaliação de desempenho e Maria de Lurdes Rodrigues passa por Guimarães como a nova herónia do PS. O final do ano ainda vem longe…

Portugal é o 15.º país do mundo com melhor índice de competitividade no sector do turismo e viagens, segundo dados do Fórum Económico Mundial (FEM), subindo sete posições face a 2007 e destacando-se na qualidade dos recursos humanos, culturais e naturais.

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou no dia 15 de Março que a requalificação da Estrada Nacional 125 deverá estar concluída em 2010, no âmbito de um projecto que prevê uma intervenção global no valor de 150 milhões de euros. A adjudicação das obras ao consórcio vencedor deve ocorrer em Janeiro.

O Cartão de Cidadão chegou ao Algarve em Abril e agora já falta pouco para a primeira Loja do Cidadão em Faro.

Assinado a 13 de Dezembro de 2007 na capital portuguesa pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 países da União Europeia, o Tratado de Lisboa foi ratificado pela Assembleia da República a 23 de Abril, mas ainda continua à espera que os irlandeses decidam o seu destino.

Depois das alterações ao trânsito urbano, no final de Abril foi lançado o concurso público para a concessão de exclusivo para fornecimento, instalação e exploração de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada em Tavira.

Entre 17 de Abril e 24 de Maio, o PSD conhece a demissão de Luís Filipe Meneses e agiganta-se com a eleição de Manuela Ferreira Leite. Foi sol de pouca dura e o PSD é hoje um partido à beira do eclipse nas sondagens

Confrontada com os boicotes generalizados e com as peregrinações diárias a Espanha das populações fronteiriças, a APETRO – Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas lançou a campanha de eficiência energética «Poupe Mais do que Combustível».

Concluídos os campeonatos distritais de Futebol, o Farense regressa aos nacionais e o Ginásio de Tavira ascende à 1ª Divisão Regional, enquanto comemora o seu 75.º Aniversário!

As Águas do Algarve quiseram melhorar o projecto espanhol de reprodução do lince ibérico e lançaram no Dia do Ambiente o Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico que ficará localizado em Silves.

Em pleno Campeonato Europeu de Futebol, o Chelsea contrata e Luís Felipe Scollari confirma o abandono da selecção portuguesa de futebol. A eliminação inglória e precoce de Ronaldo e companhia segue-se dentro de momentos perante uma Alemanha que só iria sucumbir na final perante a selecção de todas as Espanhas!

Em Fevereiro, a Assembleia Municipal de Tavira alterou o Regulamento dos Períodos de Abertura e Encerramento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços do Concelho de Tavira, obrigando ao encerramento prematura dos restaurantes na Ilha de Tavira a partir do início de Julho. Entre estas duas datas, a JSD-Tavira reuniu mais de um milhar de assinaturas contra esta medida do Município, mas não conseguiu a sua anulação!

O deputado Mendes Bota venceu as eleições para o PSD-Algarve, renovando aquele que anunciou ser o seu último mandato com 724 votos (62,3%), derrotando Macário Correia que obteve 419 votos (36,3%).

A Gilão FM assume a sua vertente regionalista e faz o BALANÇO DA REGIÃO, tomando o pulso a dezenas de personalidades e instituições algarvias. Nem tudo vai mal, muitos dos entrevistados sublinham a criação do curso de Medicina, mas sente-se a falta de uma voz que protagonize os anseios e as esperanças de meio milhão de algarvios!

Com a publicação do novo regime jurídico do associativismo municipal, no início de Agosto é anunciado o "enterro" da Grande Área Metropolitana do Algarve, que muito prometia e pouco concretizou, e prenuncia-se a regionalização. Os estatutos foram publicados semanas atrás e no dia 5 de Janeiro são eleitos os respectivos órgãos, perspectivando-se a reeleição de Macário Correia, mas agora sem o apoio dos autarcas socialistas.

Quinze anos depois, os tavirenses voltam à Praça da República para comemorar uma grande vitória desportiva. Pela primeira vez na sua história, um ciclista do Tavira ganha a VOLTA A PORTUGAL.

Com a instalação do Regimento de Infantaria n.º 1 na cidade, Tavira volta a receber comemorações militares oficiais em Setembro, culminando um período de longa inactividades das diversas instalações militares.

Passado o desastre da eleição para a liderança do PSD-Algarve, as Autárquicas de 2009 começam a aquecer e Macário Correia começa a ganhar apoios no PSD para reconquistar Faro. Passados mais de três meses, as incógnitas vão-se dissipando e tudo leva a crer que daqui a um ano, o Município de Tavira vai ter um novo presidente!

No final do mês, a DECO levou à rua mais um protesto aos postos de combustível. Até quando vamos ficar impávidos?! Em Outubro, após a falência do Banco Lehmans Brothers tudo será diferente, com a evaporação do valor das acções nos mercados internacionais e a queda da procura a provocar uma derrocada imparável dos preços do petróleo.

Iniciado o Outono é tempo da Feira de São Franscisco. De passagem ainda mais um ano pela Horta do Carmo no percurso entre o campo da Atalaia e o Mato de Santo Espirito.

Juntaram-se as forças do Instituto Nacional de Estatística e da Universidade do Algarve para revelar-nos que a região tem uma sociedade cosmopolita sufocada pelas elevadas taxas fiscais, uma economia com elevada expressão da hotelaria, recursos humanos mal preparadaos e um excessivo consumo de água e energia por habitante.

No final do mês, Miguel Freitas é eleito sem alternativa interna ou oposição regional consistente e diz que a regionalização vai ser o ponto forte do seu terceiro mandato à frente do PS-Algarve.

O Clube de Ciclismo de Tavira anuncia a integração José Azevedo e Orlando Rodrigues no projecto da equipa de ciclismo em 2009, mas tudo fica em águas de bacalhau com o desaparecimento do patrocinador algures em Vila do Conde!

No mesmo dia, 2 de Novembro, Lewis Hamilton torna-se o primeiro negro a vencer o Campeonato do Mundo de Formula 1 e é inaugurado o Autódromo do Algarve em Portimão, fazendo-nos sonhar com o regresso da prova a Portugal. Dois dias depois, outro negro é eleito presidente dos Estados Unidos da América. Barack Obama toma posse em Janeiro e simboliza a mudança!

Quase de uma assentada, o Governo aprovou o salário minimo para o próximo ano em 450 euros mensais, conforme acordo estabelecido na concertação social há dois anos, e é conhecido o Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado, prometendo injectar mais de dois mil milhões de euros na economia portuguesa.

Nos primerios dias de Dezembro, o arquitecto João Luís Carrilho da Graça é o vencedor do Prémio Pessoa'2008 devido a uma obra "notável e coerente", onde consta a criação da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. O regresso a Tavira já está aprazado com a encomenda da nova sede da TAVIRAVERDE.

Prometendo mais vitórias em 2009, o Clube de Ciclismo de Tavira fecha o seu plantel com as contratações dos portugueses Cândido Barbosa e André Cardoso, que se juntam a David Blanco e à equipa que mais alegrias nos deu em 2008.

Ainda antes do NATAL, Cristiano Ronaldo recebe a Bola mais apetecida e a crise faz parte das nossas vidas. Por todo o País, 20 mil voluntários dão corpo ao BANCO ALIMENTAR contra a FOME. E o Allgarve não foi excepção nesta onda de SOLIDARIEDADE, contribuindo com 112 mil euros para 8 IPSS’s, prometendo mais animação e apoios em 2009!

(Um trabalho com a participação de Ana Cristina Horta, Geraldo de Jesus, Jorge Nunes, Luís Santos, Mário Dias, Sara Nascimento, Sónia Viegas, Soraia Faria e Tânia Minhalma, com produção de Sérgio Miguel e apresentação de José Graça, emitido na íntegra diversas vezes ao longo destes derradeiros dias de 2008 e que também pode ser escutado por aqui...)

Sem comentários: