quarta-feira, março 05, 2008

Turismo português mais competitivo


Portugal é o 15.º país do mundo com melhor índice de competitividade no sector do turismo e viagens, segundo dados do Fórum Económico Mundial (FEM), subindo sete posições face a 2007...

Analisado o Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo, verifica-se que Portugal destaca-se na qualidade dos recursos humanos, culturais e naturais que Portugal se destaca, ocupando, nestes indicadores, o 11.º lugar num total de 130 países analisados, onde a Suíça, a Áustria e a Alemanha ocupam os lugares cimeiros.

A regulamentação do sector, as políticas de sustentabilidade ambiental e o clima de segurança também merecem pontuação elevada (14.º lugar). No geral, e tendo em conta os três parâmetros analisados pelo FEM (regulamentação, infra-estruturas e ambiente económico, e recursos humanos, naturais e culturais), a vantagem competitiva de Portugal está na facilidade de criar empresas, na ratificação de tratados ambientais ou na disseminação de caixas de Multibanco que aceitam cartões Visa.

Portugal é beneficiado pelo número e pela qualidade dos locais considerados património mundial e até pelos estádios desportivos que oferece, mas é no acesso a água potável e rede de esgotos e na presença de empresas de aluguer de automóveis que orgulhosamente lideramos a tabela dos 130 países analisados.

Do lado oposto, está o desempenho ao nível das práticas laborais de contratação e despedimento. Dos 130 países analisados, Portugal está em 122.º neste indicador. As desigualdades no poder de compra, os efeitos dos impostos e o elevado preço do petróleo também atiram o país para lugares finais da tabela nestes parâmetros. Há ainda muito por fazer na qualidade do sistema de educação, no número de camas hospitalares ou nas áreas protegidas.

Pela sua parte, a Espanha ocupa a 5ª posição e o Brasil está em 49º lugar no ranking, sendo particularmente
afectado pela violência urbana, mas apresentando um enorme potencial de desenvolvimento...

No ano passado o índice de competitividade do FEM dava o 22.º lugar a Portugal, num total de 124 países.
A evolução é evidente, mas podemos fazer mais e melhor!

Sem comentários: