quarta-feira, março 26, 2008

Reportados menos 2587 crimes em 2007


O Governo anunciou que a criminalidade violenta e grave reportada em 2007 diminuiu 10,5 por cento em relação ao ano anterior, apesar de confirmar que os casos de “carjacking” aumentaram cerca de 30 por cento em relação a 2006...

Segundo o
Público, estes dados constam do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI'2007), ontem analisado pelo Conselho Superior de Segurança Interna, numa reunião presidida pelo primeiro-ministro e que juntou os responsáveis pelos diferentes organismos envolvidos no combate à criminalidade.

Segundo o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, a quem coube a apresentação do documento elaborado pelo Gabinete Coordenador de Segurança, no ano passado foram reportados menos de 2587 crimes violentos e graves do que no ano anterior. Será que estamos a assistir a um aumento das cifras negras, ou seja, que por uma questão de conformismo ou falta de confiança no sistema, os cidadãos deixaram de participar muitos crimes?!

Esperemos pela entrega do RASI'2007 na Assembleia da República e pela sua divulgação integral para efectuarmos uma análise mais detalhada dos dados!

Sem comentários: