sábado, fevereiro 09, 2008

Fórmula 1 a caminho?!


Já está apresentado o complexo da Parkalgar, onde se inclui o Autódromo Internacional do Algarve, preparado para receber as provas de Fórmula 1, SuperBikes ou Moto GP...



Com as presenças do ministro da Economia, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto e do presidente da câmara de Portimão, o evento teve como eixo central a apresentação do vasto complexo, que inclui o autódromo, já homologado pela FIA e FIM, um kartódromo, um complexo turístico e um parque tecnológico.

Pensado desde Junho de 2000, este projecto sofreu ao longo dos anos
avanços e recuos, até à decisão de apoio do Governo em 2005 e ao início das obras em 2006. Com um investimento global de 200 milhões de euros, o autódromo será o mais moderno da Europa, contando com uma capacidade de 115.000 lugares, 64 configurações de pista e detentor do maior paddock europeu (82.000 m2).

A conclusão do autódromo está prevista para meados de Outubro, de forma a poder receber a derradeira prova do Mundial de Superbikes a 2 de Novembro. Porém, com as condições oferecidas, o circuito algarvio pode albergar qualquer competição, seja Fórmula 1 ou MotoGP.

Na ocasião, o CEO da Parkalgar, Paulo Pinheiro, anunciou para breve uma decisão sobre a base de operações do campeonato A1GP no parque tecnológico integrado neste vasto complexo. Apesar do acordo ainda não estar assinado, é muito provável que o Algarve se torne o centro nevrálgico desta competição, que conta com uma forte participação da Ferrari...

Sabemos ainda que na próxima semana será tomada uma decisão sobre a implantação e construção do futuro Aeroporto do Barlavento, nas proximidades do Autódromo e já no concelho de Lagos!

Sem comentários: