quarta-feira, fevereiro 06, 2008

«Geometria Variável» vence Grande Prémio de Literatura


O livro de poesia “Geometria Variável”, do poeta algarvio Nuno Júdice, foi o vencedor da 13ª edição do Grande Prémio de Literatura DST (Domingos da Silva Teixeira)...

Nascido na Mexilhoeira Grande (Portimão) em 1949, Nuno Júdice formou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa. É Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre Literatura Medieval. Tem publicado estudos sobre teoria da literatura e literatura portuguesa. Publicou antologias, como a da Poesia do Futurismo português, edições críticas como a dos Sonetos de Antero de Quental, do «Cancioneiro» de D. Dinis, dos «Infortúnios trágicos da Constante Florinda» de Gaspar Pires de Rebelo, e tem tido uma colaboração regular em jornais e revistas com críticas de livros e crónicas.

É poeta e ficcionista. Publicou o primeiro livro de poesia em 1972. Recebeu os mais importantes prémios de poesia portugueses: Pen Clube, em 1985, D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, em 1990 e da Associação Portuguesa de Escritores, em 1994, este último com o livro "Meditação sobre ruínas". Em 1999 teve o prémio Bordalo da Casa da Imprensa com o romance «Por todos os séculos». Em 2001 recebeu o Prémio da Crítica, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Em 2002 teve o prémio Ana Hatherly pelo livro «O estado dos campos» que, em 2005 recebeu também o prémio Cesário Verde da Câmara Municipal de Oeiras. Em 2005 recebeu o prémio Fernando Namora, da Sociedade Estoril-Sol, pelo romance «O anjo da tempestade». Em 2007 teve o prémio António Ramos Rosa com «As coisas mais simples».

A obra foi eleita por unanimidade pelo júri do prémio, constituído por Vítor Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa. “Do conjunto de títulos e autores relevantes no actual momento da poesia portuguesa, escolhemos o livro “Geometria Variável” pela sua riqueza, variabilidade e energia temático-formal do corpus, num contexto marcado por ritmos, iluminações e referências culturais que se constituem como um notável percurso de singularidade”, salienta Vítor Aguiar e Silva, presidente do júri do concurso.

Refira-se que o Grande Prémio de Literatura DST, no valor de €15 mil, tem por objectivo galardoar uma obra em português, cujo autor seja nascido ou residente em território nacional. A sua atribuição é rotativa, ou seja num ano é distinguindo um livro de poesia e, no ano seguinte, um título em prosa, com a condição de que ambos tenham sido publicados em primeira edição no biénio anterior. No capítulo da poesia, Nuno Júdice sucede a outro algarvio, Gastão Cruz, que venceu este Prémio em 2005 com a obra “Repercussão”.

À 13.ª edição concorreram 79 autores, o que representa um crescimento face ao ano anterior, no qual foram registadas 68 candidaturas. A entrega deste prémio acontecerá no dia 29 de Março, no Parque de Exposições de Braga, por ocasião da inauguração da Feira do Livro de Braga. A ler...

Sem comentários: