sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Ana Jorge mantém o rumo


A ministra da Saúde quer aumentar o número de lugares de cuidados continuados e tem um objectivo: 15 mil camas até 2016, das quais mil no Algarve...



De acordo com a Ministra da Saúde, na sua primeira visita oficial ao Algarve, "existem actualmente cerca de 1.800 camas de cuidados continuados, prevendo-se que até ao final de Março sejam 2.300 e até ao final do ano 5 mil."

"Se me pergunta se são poucas [camas] em função das necessidades, eu diria que sim porque as necessidades são grandes", afirmou aos jornalistas, depois de inaugurar a Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Tavira.

Salientou que há um ano e meio "não havia nenhuma cama aberta" e disse que a meta de 5 mil camas poderá ser alcançada através de um concurso que abre no próximo mês e que envolve apoios financeiros de 15 milhões de euros.

A Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação de Tavira, com cerca de 20 camas e que é gerida pelo núcleo local da Cruz Vermelha Portuguesa, entrou em funcionamento em Dezembro de 2007.


Segundo dados do Ministério da Saúde, prevê-se que até ao final do ano o Algarve tenha 405 camas integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, quando actualmente há 195 camas, sendo 42 são de convalescença, 43 de média duração e reabilitação e 74 de longa duração e manutenção, havendo ainda 36 camas em Unidades de Internamento de Centros de Saúde.

Segundo Rui Lourenço, presidente da ARS Algarve, o número de camas pode chegar às 450 “se houver parceiros interessados em avançar”. De acordo com este responsável, existe verba para financiar as iniciativas, a dificuldade é arranjar parceiros que apresentem projectos neste sentido. Na próxima semana, abre a primeira unidade totalmente privada na Quinta de São Sebastião (Algoz - Silves) e a ARS Algarve está a estudar outras propostas, a anunciar brevemente.


Mais detalhes em Observatório do Algarve e Barlavento...

Sem comentários: