terça-feira, julho 22, 2008

Presidente de Cabo Verde em Tavira


O Presidente da República de Cabo Verde, Comandante Pedro de Verona Rodrigues Pires, desloca-se a Tavira, no próximo sábado, no âmbito da visita oficial que está a realizar a Portugal...

O
Chefe de Estado cabo-verdiano irá ser recebido, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, seguindo-se uma visita em torno dos investimentos efectuados nas áreas do turismo e ambiente, nomeadamente às obras do Convento das Bernardas, marginal de Santa Luzia, aldeamento das Pedras d’ El Rei e praias do Barril, Terra Estreita e das Cascas (Ilha de Tavira).

No final da visita, a comitiva desloca-se ao
Hotel Vila Galé Albacora, onde o Presidente de Cabo Verde conhecerá a requalificação realizada pelo Grupo Vila Galé no antigo arraial Ferreira Neto, também no Parque Natural da Ria Formosa.

Natural da Ilha do Fogo, Pedro Pires estudou na Faculdade de Ciências de Lisboa, foi militar da Força Aérea Portuguesa e integrou um grupo de 80 jovens africanos que sairam clandestinamente de Portugal, em Junho de 1961 e como apoio dos Estados Unidos e da França, para se juntar aos movimentos de libertação emergentes nas ex-colónias portuguesas. Depois de muitos anos nas fileiras da resistência, Pedro Pires chefiou as delegações do PAIGC que negociou com o Governo português, o reconhecimento da independência da Guiné e de Cabo Verde. A 19 de Dezembro de 1974, à frente de uma delegação do PAIGC, assinou o Acordo para a Independência de Cabo Verde e negociou ainda o Estatuto do Estado e o processo de transição política até 5 de Julho de 1975.

Em 1974, foi eleito deputado e depois designado para chefiar o Primeiro Governo do Cabo Verde independente, mandato renovado sucessivamente até 1988. Entretanto, liderou o movimento político que conduziu à separação da componente cabo-verdiana do PAIGC e à fundação do PAICV, ao qual presidiu até Junho de 2000. É eleito Presidente da República a 25 de Fevereiro de 2001 e reeleito em Fevereiro de 2006, vendo reforçada a sua legitimação pelo voto popular democrático. Seja bem-vindo!

Sem comentários: