domingo, julho 27, 2008

Igreja de Tavira com novos pastores


Num ofício dirigido esta semana aos padres e diáconos algarvios, o Bispo do Algarve comunicou as mudanças de serviço pastoral que irão ser implementadas nalgumas paróquias algarvias...

Na
missiva onde destaca que “o ministério ordenado na Igreja está ao serviço das comunidades cristãs”, “exercido, em primeiro lugar, pelo bispo diocesano e pelos que, – diáconos e presbíteros –, partilham com ele o ministério apostólico”, D. Manuel Quintas começa por lembrar que esta partilha “deve ser vivida na comunhão fraterna e na estreita solidariedade” entre estes membros do clero da diocese algarvia.

Concretamente sobre as alterações que, na prática, irão ter efeito já no próximo ano pastoral, o Bispo diocesano fez saber que o padre Carlos Matos, até agora pároco de Luz de Tavira e Santo Estêvão, irá assumir as paróquias de Ameixial, Alte e Querença, onde tomará posse nos dias 30 (Ameixial) e 31 de Agosto (Alte e Querença). O padre Carlos Matos será substituído por Joaquim Correia Ferreira, que irá tomar posse como pároco de Luz de Tavira e de Santo Estêvão, tomando posse no dia 14 de Setembro. O padre Joaquim tomou conta das paróquias de São Sebastião de Lagos e de Odiáxere durante mais de trinta anos.

No mesmo dia, o recém-ordenado padre Flávio Martins irá assumir as paróquias de Martinlongo, Vaqueiros e Cachopo, até agora à responsabilidade do padre Atalívio Rito, tomando posse no dia 14 de Setembro.

Ao fim de 39 anos de acção pastoral na cidade de Tavira, o padre David Sequeira será substituído a partir de 21 de Setembro nas paróquias de Santa Maria e Santiago por Dinis Faísca, regressado este mês de Salamanca (Espanha) onde completou estudos. Por sua vez, o recém-ordenado diácono Miguel Mário Neto passará a colaborar com o padre Elísio Dias no serviço pastoral à paróquia de Quarteira.

Estas alterações vão implicar igualmente a eleição de um novo vigário para as paróquias do Sotavento, funções que vinham sendo desempenhadas pelo padre Carlos Matos. Dizem-ma ainda que as mudanças não vão ficar por aqui.
A todos desejo os melhores votos na sua actividade pastoral!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde ! gostei do seu blog e irei linkar ao meu.
Sou de Santo Estêvão de Tavira , vivo em Quarteira.
Sou praticante de cicloturismo e vou muito de bicicleta á minha aldeia , onde também tenho casa.
ocicloturista.blogspot.com