Todos os partidos com assento parlamentar já fecharam as listas no Algarve para as eleições legislativas. PS, PSD e BE optaram por nº 1 de fora...
O Observatório do Algarve fez o trabalho de casa e nós apresentamos os resultados corrigidos, pois a lista do PSD inclui catorze nomes, incluindo ainda o nome do ex-presidente da Câmara de Lagos e ex-Governador Civil de Faro, que encerrava a lista proposta pela Distrital do PSD. Acontece que José Valentim Rosado, considerado por muita gente do PSD como o "único" apoiante de Manuela Ferreira Leite no Algarve, ficou de fora devido à inclusão do desconhecido Bacelar Gouveia como cabeça de lista.
Com o objectivo declarado de eleger cinco representantes, o PS avança com João Soares em n.º 1 numa lista sem nomes do Sotavento (vá lá saber-se porquê...) e que já havíamos avançado aqui. Em tempos de crise, com a proibição das duplas candidaturas e com inúmeros desafios simultâneos, esta foi a melhor solução encontrada no Largo do Pé da Cruz...
Apesar das preferências manifestas por Joana Amaral Dias, ao Bloco de Esquerda calhou outra "estrangeira" e ainda menos conhecida, Cecília Honório, o que poderá atrapalhar as pretensões bloquistas de eleger o seu primeiro deputado pelo Algarve. As escolhas de candidatos estranhos à região, principalmente num cenário de pré-regionalização, já foram criticadas pelos mais diversos actores da sociedade algarvia e até outro "estrangeiro" junta a sua à nossa voz no editorial desta semana do jornal O Algarve.
A CDU e o CDS optaram por figuras regionais sem qualquer projecção nacional, não se esperando daí grande eficácia eleitoral, salvo qualquer surpresa. Como sabem, no cenário actual da política nacional, já fizemos a nossa opção., porque não podemos viver sem Democracia. Os dados estão lançados, agora compete aos algarvios darem uma resposta no dia 27 de Setembro!
1 comentário:
Não onde foste/foram buscar a ideia de que havia "preferências manifestas por Joana Amaral Dias"? Esta bloquista foi convidada para encabeçar a equipa do BE candidata à Autarquia de Albufeira: declinou o convite por incompatibilidade profissional.
Enviar um comentário