sábado, julho 25, 2009

PS-Algarve muda-se para o Vau

Depois da Maria de Jesus Barroso, José da Silva Pinto, Luís Patrão, Maria do Rosário Carneiro e João Cravinho, calhou a vez de João Soares ser o enviado especial de Lisboa...

O ex-presidente da câmara municipal de Lisboa (1998-2001),
João Soares, vai ser o cabeça de lista do Partido Socialista no Algarve, a região onde o clã Soares tem a sua residência de férias e na qual o adversário de José Sócrates não conseguiu eleger qualquer delegado ao Congresso de 2004.

João Barroso Soares é advogado desde 1976 e editor literário de Mário Cesariny, Raúl Brandão e João Aguiar, detendo um percurso político iniciado praticamente no berço. Nascido em 29 de Agosto de 1949, filho de Mário Soares e de Maria de Jesus Barroso, frequentou o Colégio Moderno e o Lycée Français Charles Lepierre, envolvendo-se no movimento democrático estudantil, foi membro da direcção da Comissão Pro-Associação dos Liceus e da direcção da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Expulso três vezes da Universidade, vai em 1972 para a Alemanha, onde frequenta a Akademie Remscheid, como bolseiro da Fundação Friedrich Ebert.

Advogado desde 1976 e militante do Partido Socialista, foi eleito deputado em 1987 à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa. Exerceu ainda o cargo de Deputado ao Parlamento Europeu (1994/94) e de Presidente da Área Metropolitana de Lisboa (1999-2001), mantém-se como Deputado e é, desde Julho de 2008, presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE.
Aprovada por larga maioria há uma semana pela Comissão Política Regional, a lista de candidatos ao Parlamento é composta por Miguel Freitas, Isilda Gomes, Jamila Madeira, Hugo Nunes, Fernando Anastácio, Esmeralda Ramires e Manuel Marreiros. Depois de uma longa ausência, o Barlavento acaba por estar bem representado desta vez...

1 comentário:

OBSERVADOR disse...

João Soares para Faro foi "uma boa escolha" do PS

in Público, 25.07.2009 - 13h15 Lusa

A escolha de João Soares como cabeça de lista do PS pelo Algarve nas próximas eleições legislativas revela um "sinal da unidade do partido a nível nacional" e justifica-se também por "razões afectivas", defendeu hoje José Apolinário.

O presidente da Câmara de Faro e membro da Comissão Política Nacional do PS declarou à Lusa que a preferência por uma "figura de dimensão nacional" foi uma "boa escolha" para a região.

As listas dos candidatos do PS a deputados foram esta madrugada quase todas aprovadas sem votos contra.

José Apolinário mostrou-se "satisfeito" com a opção de João Soares para cabeça de lista pelo Algarve a deputado na Assembleia da República e relembrou que há razões afectivas que o unem ao Algarve, porque a mãe - Maria Barroso - é natural da Fuzeta, Olhão, e também já foi eleita deputada pelo Algarve ao Parlamento em 1983.

"É um nome de dimensão nacional que está ligado ao Algarve por laços afectivos, porque a mãe é algarvia, e desde sempre João Soares na sua actividade política procurou acompanhar os diferentes dossiers do Algarve", acrescentou José Apolinário.

O autarca socialista algarvio disse que a escolha ter recaído em João Soares também demonstra "um sinal da unidade do PS", uma vez que "os cabeça de lista que o PS apresenta a nível nacional procuram integrar as diferentes opiniões e sensibilidades do partido". (...)