segunda-feira, agosto 17, 2009

Faro sobe de divisão...

No derradeiro dia para a apresentação das candidaturas aos órgãos das Autarquias Locais, vamos conhecer melhor quais os municípios que sobem de divisão...

Segundo a Lusa, citada aqui pelo Barlavento, a revisão dos cadernos eleitorais levará a que diversos concelhos tenham mais vereadores eleitos do que no último sufrágio, cenário resultante do aumento de eleitores e que poderá alterar o prisma governativo de diversas autarquias.

Os munícipios com 100 mil ou mais eleitores são formados por 11 membros, os com mais de 50 mil eleitores e menos de 100 mil votantes congregam nove candidatos das listas partidárias, os com mais de 10 mil eleitores e menos de 50 mil são constituídos por sete vereadores, e os municípios com dez mil ou menos cidadãos votantes incorporam no seu executivo cinco membros.

No Algarve, apenas a autarquia de Faro passa a contar com nove elementos, mais dois do que os sete actuais. Se a mesma percentagem de votos de 2005 estivesse relacionada com os cadernos eleitorais actuais a formação dos executivos seria diferente em vários concelhos, registando alguns inclusive mudanças no tipo de maioria do partido vencedor.

Em Faro, o PS, liderado por José Apolinário, perderia a maioria absoluta, e o PCP ganharia um vereador. Contudo, só no dia 11 de Outubro será conhecida a nova realidade farense!

Sem comentários: