quarta-feira, janeiro 04, 2006

Mário Soares no Algarve


O candidato à Presidência da República, Mário Soares, vai estar no Algarve no próximo Domingo, dia 8 de Janeiro, pelas 18h30, para participar numa festa no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro.

Com uma vertente acentuadamente cultural, a festa conta com a presença da pianista Raquel Correia, da escritora Lídia Jorge, da cantora Vivianne e do actor Luís Vicente, entre outras figuras marcantes do universo das artes e das letras do Algarve, e servirá para proceder à apresentação pública da Comissão de Honra Regional da candidatura de Mário Soares. Estão convidados!

NOTA - Mais informação sobre a candidatura e a campanha de Mário Soares nos blogues
Super Mário ou Venham Mais Cinco e no sítio do Movimento MP3...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mário Soares não segue "Cartilha economicista"

in Observatório do Algarve, 08-01-2006/22:08

O candidato a Presidente da República Mário Soares defendeu hoje em Faro a necessidade de se eleger como chefe de Estado alguém que diga livremente o que pensa e que não siga uma "cartilha economicista".

Perante cerca de 400 pessoas reunidas no maior auditório da cidade do Algarve, Mário Soares fez um discurso essencialmente pedagógico, centrado nos valores filosóficos, políticos e culturais da civilização ocidental.

Durante cerca de 40 minutos, o candidato presidencial apoiado pelo PS colocou sempre em confronto o sistema de globalização neo- liberal com o modelo assente nos princípios da "liberdade, igualdade e fraternidade".

O ex-Presidente da República fez um crítica cerrada aos valores do egoísmo, do "salve-se quem puder" e do neo-liberalismo desenfreado e especulativo, estendendo-a ao "lixo", à "pornografia" e cultura de violência das televisões.

"Não tenho nada contra as televisões, mas gostaria que fossem isentas na política e tivessem um papel na cultura e na promoção de valores da solidariedade, porque o seu papel mais importante é educar", sustentou.

Soares deixou uma mensagem optimista sobre o curso do mundo que crê, a prazo, mais humanistas e justo.

"Os que estão convencidos que o egoísmo, o economicismo, o salve-se quem puder vai triunfar, estão enganados, porque há um vento de mudança no mundo", disse.

Soares procurou depois definir-se como um humanista e um home de cultura."Acredito na condição humana, no homem e na cultura", reiterou.

"Sobreponho o valor das artes, da cultura e da ciência ao poder do dinheiro, do comércio e da economia", declarou, arrancando uma salva de palmas.

Sobre a corrida presidencial, o fundador do PS conseguiu nova ovação quando defendeu que é preciso em Belém "alguém que saiba de História, de Filosofia, de todos os assuntos que interessam a Portugal e que não fale por uma cartilha e diga livremente o que pensa".

"A encenação só pode impressionar os papalvos", declarou.

O presidente da Câmara de Faro, o socialista José Apolinário, defendeu que o Governo precisa de ter "na Presidência da República alguém que não seja um contra-poder e alguém que não tenha a tentação de intervir na actividade governativa".

A abrir o comício, a escritora Lídia Jorge elogiou Mário Soares, que considerou o único candidato que tem "uma capacidade de entendimento do mundo".

Extra programa, Mário Soares, visitou ainda o Refúgio Aboim Ascensão para observar o trabalho desenvolvido por esta instituição privada, designadamente junto de crianças vítimas de maus-tratos.