domingo, janeiro 22, 2006

Outro algarvio em Belém


Tendo em consideração as projecções "à boca das urnas" das diversas televisões e os primeiros resultados disponibilizados pelo STAPE, parece que não vai haver segunda volta...

Depois do Presidente Teixeira Gomes, na I República, e de duas primeiras-damas, entre 1986 e 2006, o Algarve volta a estar representado em Belém, por um
Presidente da República, que democraticamente saudamos com a certeza que tudo fará para colaborar na gigantesca tarefa de modernizar o nosso País e garantir a imprescindível estabilidade governativa em Portugal!

Estão de parabéns todos aqueles que se empenharam com generosidade neste processo, os candidatos e os eleitores, com uma atitude cívica louvável, lamentando-se apenas que muitos tenham optado por ficar em casa nesta data...

A data da posse está marcada para dia 9 de Março...

NOTA - Certamente, estes resultados eleitorais vão fazer correr muita tinta e ajudar a clarificar muitas coisas!

4 comentários:

Anónimo disse...

LISBONNE (AFP)
Portugal: le candidat de centre-droit Cavaco Silva élu président

Le candidat de centre-droit à la présidentielle portugaise Anibal Cavaco Silva vote le 22 janvier 2006 à Lisbonne - AFP

L'ex-Premier ministre portugais de centre-droit Anibal Cavaco Silva a été élu dimanche président de la République, selon les estimations diffusées par plusieurs chaînes de télévision.

M. Silva aurait obtenu entre 50,4 et 54,6% des voix, selon les estimations de la chaîne de télévision indépendante SIC, 56,1% pour la chaîne publique RTP1 et de 50 à 54,8% des suffrages selon la chaîne privée TVI.

Le candidat de centre-droit, âgé de 66 ans, a obtenu 56,01% des voix, selon les premiers résultats officiels portant sur près de la moitié des bureaux de vote.

Manuel Alegre, 69 ans, député du Parti socialiste et vice-président de l'Assemblée nationale mais qui se présentait comme indépendant, a obtenu entre 17,7 à 21,5, selon SIC, 18,51, selon RTP1 et de 18,4 à 22,4%, selon TVI.

Les projections ont été réalisées selon des sondages à la sortie des urnes auprès de 70.000 électeurs en ce qui concerne SIC, 21.000 pour RTP et 30.000 pour TVI.

in Courrier International, 22/01/2006 - 20:48

Carla disse...

Deixo votos de uma boa semana.
Bjx

Anónimo disse...

O Algarve votou pela segunda volta

in Observatório do Algarve, 22-01-2006/22:16:00

Os resultados finais apurados no distrito de Faro apontam para uma segunda volta entre Cavaco Silva e Manuel Alegre. Cavaco ultrapassou os 50% em apenas cinco concelhos e Alegre assegurou o segundo lugar em todos os concelhos.

Os resultados apurados pelo STAPE no distrito de Faro deram 48,72% dos votos a Cavaco Silva, 23,18% a Manuel Alegre e 13,06% a Mário Soares. Jerónimo de Sousa conseguiu 7,61 dos votos e Francisco Louçã seguiu-se com 6,86%. Garcia Pereira alcançou 0,56% dos votos.

No Algarve a eleição para a Presidência da República não se resolvia à primeira volta, uma vez que Cavaco Silva só ultrapassou os 50% em Alcoutim, Albufeira, São Brás de Alportel, Tavira e Loulé. Em 11 concelhos ficou abaixo da maioria absoluta, em Aljezur obteve a pior votação, 33,97%.

Manuel Alegre garantiu o segundo lugar nas eleições em todos os concelhos algarvios, obtendo os melhores resultados em Vila do Bispo com 29,51% e Lagos com 29,09%. Em Loulé, Alegre, ficou com a sua votação mais baixa do distrito de Faro, 18,4%.

O candidato do PS, Mário Soares, foi o grande derrotado conseguindo a sua melhor votação em Alcoutim com 18,21%. Em Loulé atingiu apenas 10,52% dos votos, revelando-se o pior concelho para o candidato.

Jerónimo de Sousa ficou em quarto lugar em 12 concelhos, obtendo os melhores resultados em Vila Real de Santo António com 15,79%. Em Tavira teve a pior votação, abaixo do Bloco de Esquerda, 10,52%.

O Bloco de Esquerda ultrapassou o PCP em quatro concelhos, Portimão 8,56%, Vila do Bispo com 8,20%, Tavira com 7,55%, Loulé 5,26%. Francisco Louçã obteve a pior votação em Alcoutim.

Garcia Pereira ficou com 0,88% no concelho de Aljezur e obteve a pior votação em S.Brás de Alportel com 0,36%.

No distrito de Faro 59,92% exerceram o seu direito de voto, 1,36% foram brancos e 0,92% nulos. A abstenção situou-se na média nacional com 37,8%.

Sofia Carvalho de Almeida

Anónimo disse...

É A ESTRATÉGIA, CAVACO!

Do que não me agrada em Cavaco ou o que mais me preocupa no novo Presidente da República? O facto de até aqui Cavaco nunca ter demonstrado possuir um pensamento estratégico.

Um drama. Um homem sério, honesto, empenhado e de rigor... e um vazio de pensamento estratégico!

Cavaco é um dos melhores economistas made by ISCEF dos anos 60, uma escola marcada pela escolástica sebenteira e retrógrada. Valeu-lhe a passagem, em doutoramento, pela Inglaterra! E aqui Cavaco merece que se lhe aponte a distinção de não ter cedido à costumeira prática dos doutoramentos endógenos (a velha máxima ainda em vigor na universidade portuguesa do "doutorai-vos uns aos outros"...) e ter ousado fazer a excepção (que deveria ser a regra).

Soares, ao acusar Cavaco de "não ter conversa para além da economia", errou totalmente. Ao acusar o candidato de não possuir a velha arte burguesa e lisboeta da conversa de café, Soares errou grosso. Nem ao Presidente tal arte é imprescindível, nem é isso o que mais falta a Cavaco.
Soares teria acertado na mouche se tivesse apontado a falta de pensamento estratégico, componente essencial num estadista deste mundo globalizado e em aceleradas mutações estruturais. Soares não podia, porém, apontar tal lacuna, já que seria como uma estória de "dizer o nú ao roto, porque não te vestes tu?". Soares no domínio do pensamento estratégico... não está nos seus domínios!

De resto, esta lacuna que me parece ser detectável no novo Presidente da República, é apenas um caso particular do caso geral da ausência de pensamento estratégico que o século XX português cultivou com afinco. Salazar nunca permitiu que tal saísse de certos e restritos círculos militares (considerava a coisa demasiado perigosa para ficar em mãos que não controlasse directamente) e os "intelectuais" da geração de Soares e da de Sampaio convenceram-se que isso era matéria "militar" e, por sua vez, Salazar guardou-se bem de os desenganar! Para perceber como a matéria é tratada nas mais sérias universidades (que não nas portuguesas) veja-se aqui...

A verdade é que Portugal, à procura do seu futuro num mundo globalizado e em mutação estrutural, só ganharia em ter um Presidente com umas luzes na matéria... Agora, com Cavaco Presidente, é certamente oportuno que ele organize uma série de seminários, à porta fechada e em que ele seja o único assistente, sobre "a conjuntura estratégica de Portugal e as vitais funções da inteligência estratégica e económica".

Valéry Giscard d' Estaing, também ele um homem das finanças públicas, quando entrou no Eliseu, solicitou ao Prof. Charles Zorgbibe que lhe organizasse uma série destes seminários que decorriam, em fins de semana, em local recatado e discreto... Não perdeu nada com isso!

Pelo futuro de Portugal, surprenda-nos, Presidente!