terça-feira, janeiro 31, 2006

Bill Gates em Portugal


Apesar da estadia ser breve, o programa do fundador da Microsoft em Portugal é vasto e variado, inclui uma visita a Belém, duas sessões sobre Modernização Administrativa e o Plano Tecnológico e o Encontro Mundial de Governantes...

Entre outras iniciativas, destaque-se a atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, homenageando o seu papel no combate à pobreza e às doenças no mundo, nomeadamente em Moçambique e Angola.

Segundo a Casa Civil de Jorge Sampaio, Bill Gates será agraciado "pelo seu esforço e dedicação no combate à pobreza e às doenças no Mundo, especialmente em África e nos países de língua oficial portuguesa", que mereceu igualmente a atribuição do título de personalidades do ano ao casal Gates e a Bono Vox pela revista Time...

Durante a tarde, o patrão da Microsoft dará uma «aula» a ministros, autarcas e dirigentes da administração pública sobre novas tecnologias e a modernização, organizada pelo ministro de Estado e da Administração Interna, e apresentará os dezoito projectos de parceria que vai desenvolver no contexto do
Plano Tecnológico.

Saliente-se o interesse manifesto em patrocinar uma experiência-piloto com três universidades nacionais para a formação e qualificação certificada de jovens em tecnologias de informação nas universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior, bem como o anúncio da Microsoft Portugal dum programa de reconversão para 4.500 desempregados do sector têxtil.

A cidade de Lisboa acolhe nestes dias o
Microsoft Government Leaders Forum, um espaço de discussão alargado a governantes de diferentes países europeus para discutir práticas de governação e os contributos que as novas tecnologias podem dar nesse domínio.

Aguardemos os efeitos positivos na Administração Pública e na Economia!

6 comentários:

Anónimo disse...

Bill Gates "honrado" com distinção da Presidência portuguesa

in PUBLICO.PT com Lusa/ 31.01.2006 - 18h21

O presidente da multinacional de software Microsoft, Bill Gates, afirmou-se hoje “honrado”, por receber do Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, uma distinção justificada por Jorge Sampaio pelo apoio do norte-americano a países "do campo da Lusofonia".

Numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, o presidente da Microsoft foi ainda condecorado pelo chefe de Estado português pelo apoio dado pela sua fundação, a Fundação Bill e Melinda Gates, “ao combate da malária em Moçambique”.

Jorge Sampaio deu como exemplos do trabalho da fundação Gates o prémio de 2003 ao plano nacional de combate à Sida no Brasil, o combate à doença do sono em Angola, a doação feita em 1999 ao International Rescue Fund, "em apoio de saúde a refugiados, entre os quais os timorenses que por via dos conflitos pós-referendo em Setembro de 1999 se viram deslocados".

"A Ordem do Infante Dom Henrique visa distinguir os que prestaram serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, e a actuação de William H. Gates no campo da saúde a nível global é um desses exemplos", sublinhou ainda Jorge Sampaio.

Em retribuição, Bill Gates afirmou-se “honrado” pela distinção e garantiu que continuará a trabalhar como até aqui, admitindo ainda ser "um optimista" nos avanços da humanidade mas aconselhando prudência para que a evolução tecnológica ou na área da saúde não acabe por deixar parte da população mundial à margem.

Anónimo disse...

Microsoft vai apoiar formação de 50 mil elementos das forças de segurança

in LUSA, 31.01.2006 - 17h17

A Microsoft Internacional vai apoiar o Ministério da Administração Interna na formação informática de cerca de 50 mil elementos das forças de segurança portuguesas até 2010.

Essa formação vai ser realizada através do projecto Literacia Digital e da elaboração de currículo específico de qualificação, certificação e avaliação de competências em matéria informática.

A multinacional de software norte-americana vai utilizar todos os recursos para conseguir cumprir o objectivo de formar um milhão de portugueses em tecnologias de informação até 2010, conforme foi hoje anunciado no Fórum de Líderes, que decorre em Lisboa.

O projecto Literacia Digital visa a formação de um milhão de portugueses em tecnologias de informação, nos próximos cinco anos, envolvendo, além da Microsoft, responsável pela formação de formadores a título gratuito, os ministérios da Administração Interna, do Trabalho e Solidariedade Social e da Educação.

O Governo português, com a participação dos ministros dessas áreas, vai assinar amanhã, em Lisboa, um protocolo com a Microsoft Internacional para a concretização desse objectivo.

Na parte do protocolo respeitante ao Ministério da Administração Interna, o programa de formação das forças de segurança pretende a expansão da literacia digital e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação na prevenção policial e na investigação criminal, em articulação com o programa "Polícia em Movimento". Esse programa, em fase de desenvolvimento, tem como objectivo a introdução nas viaturas das forças de segurança de meios tecnológicos com acesso permanente e imediato às informações disponíveis em bases de dados, nomeadamente da Direcção-Geral de Viação.

Esses meios tecnológicos, que estão a ser instalados faseadamente nas viaturas das forças de segurança, permitem o registo e execução de contra-ordenações electrónicas, maior eficácia na acção policial e de segurança, melhoria da operacionalidade, simplificação de procedimentos e informação a disponibilizar ao público.

O Fórum de Líderes, organizado pela Microsoft, reúne mais de duas dezenas de responsáveis e académicos europeus para debater a competitividade através da inovação.

Referindo-se ao projecto de formação Literacia Digital, hoje anunciado no evento, o presidente executivo da Microsoft Internacional, Jean-Philippe Courtois, explicou, em conferência de imprensa, que este objectivo será atingido através de certificados digitais (dados pela Cisco Systems), Internet (currículos e exames disponíveis) e centros tecnológicos, à semelhança do projecto que a Microsoft tem com o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil (CITEX), e com o apoio dos parceiros.

O projecto em Portugal é desenvolvido no âmbito de uma aliança com outras empresas do sector - como a Cisco Systems e a State Street - para dar formação a 20 milhões de pessoas na União Europeia até 2010.

Anónimo disse...

Microsoft e Estado querem formar um milhão de portugueses em cinco anos

in LUSA, 31.01.2006 - 11h21

A Microsoft Portugal pretende formar um milhão de portugueses em tecnologias de informação, nos próximos cinco anos, num projecto desenvolvido em conjunto com o Estado, afirmou hoje o director-geral da empresa.

João Paulo Girbal falava à margem do Fórum de Líderes de Governo, organizado pela Microsoft, em Lisboa, e que reúne mais de duas dezenas de responsáveis e académicos europeus para debater a competitividade através da inovação.

Girbal explicou que o projecto de literacia digital será desenvolvido em conjunto com os ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação.

O director-geral da Microsoft Portugal disse que foi a empresa que propôs este projecto e que será responsável pela formação de formadores, a título gratuito. "Espero que este projecto catalize outros projectos de outras empresas", disse João Paulo Girbal.

"O projecto está directamente relacionado com a quantidade de pessoas que utilizam tecnologias de informação, o mercado também ganha com isso", acrescentou.

Microsoft e Cisco prometem formar 20 milhões de pessoas na União Europeia

O presidente da Microsoft International, Jean-Philippe Courtois, anunciou hoje, em Lisboa, a criação de uma aliança com a Cisco Systems e a State Street para dar formação a 20 milhões de pessoas na União Europeia (UE), nos próximos cinco anos, no qual se inclui Portugal.

O gestor estimou um investimento conjunto de 60 milhões de euros no projecto para oferecer às pessoas acesso à tecnologia, formação e certificação das competências requeridas pelos empregadores.

O objectivo da European Alliance on Skills for Employability é apoiar principalmente jovens desempregados, trabalhadores mais velhos e deficientes.

Anónimo disse...

José Sócrates e Bill Gates assinam 18 projectos do Plano Tecnológico

in LUSA, 31.01.2006 - 12h17

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da multinacional de software Microsoft, Bill Gates, assinam amanhã 18 projectos de parceria, principalmente, nas áreas da educação, inovação e do emprego, incluídos no Plano Tecnológico.

José Sócrates e Bill Gates terão a oportunidade de assistir à apresentação, em filme, de um resumo de todos os projectos, a que se seguirá a assinatura dos protocolos.

O primeiro-ministro e o presidente da Microsoft participarão amanhã numa conferência sobre os desafios da nova economia global, dirigida a líderes políticos e altos quadros representantes de diversos países europeus presentes em Lisboa.

Subordinado ao tema "Impulsionar a competitividade global através da inovação local", o fórum vai analisar as oportunidades e os desafios que os dirigentes europeus enfrentam perante a nova economia global, a qual propõe várias reformas para um crescimento forte e mais e melhores empregos.

O papel das tecnologias da informação no desenvolvimento da Administração Pública e do sector público, o aumento dos investimentos na área da investigação e inovação, o ensino digital, a formação dos recursos humanos e os serviços electrónicos são alguns dos pontos que serão abordados neste encontro.

Anónimo disse...

José Sócrates e Bill Gates assinam 18 projectos do Plano Tecnológico

in LUSA, 31.01.2006 - 12h17

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o presidente da multinacional de software Microsoft, Bill Gates, assinam amanhã 18 projectos de parceria, principalmente, nas áreas da educação, inovação e do emprego, incluídos no Plano Tecnológico.

José Sócrates e Bill Gates terão a oportunidade de assistir à apresentação, em filme, de um resumo de todos os projectos, a que se seguirá a assinatura dos protocolos.

O primeiro-ministro e o presidente da Microsoft participarão amanhã numa conferência sobre os desafios da nova economia global, dirigida a líderes políticos e altos quadros representantes de diversos países europeus presentes em Lisboa.

Subordinado ao tema "Impulsionar a competitividade global através da inovação local", o fórum vai analisar as oportunidades e os desafios que os dirigentes europeus enfrentam perante a nova economia global, a qual propõe várias reformas para um crescimento forte e mais e melhores empregos.

O papel das tecnologias da informação no desenvolvimento da Administração Pública e do sector público, o aumento dos investimentos na área da investigação e inovação, o ensino digital, a formação dos recursos humanos e os serviços electrónicos são alguns dos pontos que serão abordados neste encontro.

Anónimo disse...

António Costa defende reforma do Estado e Administração Pública

in LUSA, 31.01.2006 - 12h14

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, defendeu hoje que as reformas do Estado e da Administração Pública são cruciais para manter o modelo social europeu e aumentar a competitividade da economia.

António Costa falava no início do Fórum de Líderes de Governo, organizado pela Microsoft, em Lisboa, e que reúne mais de duas dezenas de responsáveis e académicos europeus para debater a competitividade através da inovação.

"Acreditamos que estas reformas [do Estado e da Administração Pública] são cruciais para a sustentabilidade do modelo social europeu e para a competitividade da nossa economia", disse, acrescentando que são uma das prioridades do Governo português.

A reforma da Administração Pública passa pela "eliminação de instituições que perderam importância e pelo reforço de outras relacionadas com as funções do Estado, em particular, as que dizem respeito à sociedade de informação", segundo António Costa.

"Estamos a preparar um programa de reforma da Administração Central, com o objectivo de racionalizar os serviços públicos e alterar o paradigma hierárquico da governação", afirmou.

António Costa indicou que o Governo está empenhado em reduzir os custos de contexto da economia, de forma a melhorar a competitividade portuguesa e deu exemplos das recentemente anunciadas medidas de simplificação administrativa, como a redução da exigência de escrituras ou a criação de empresas "na hora".

O ministro destacou ainda o projecto de criação do cartão único do cidadão, que num único documento integrará os dados relativos à identificação civil, segurança social, situação fiscal e serviços de saúde.

"São apenas alguns exemplos de um ambicioso plano de importantes alterações no qual estamos empenhados", concluiu António Costa.

O fórum de líderes de governo, que decorre hoje e amanhã, conta com as presenças do presidente e maior accionista do gigante de software Microsoft, Bill Gates, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, entre outros governantes europeus.

Este é o terceiro fórum da Microsoft realizado na Europa, depois de Praga, em 2005, e de Roma, em 2004.

A conferência, segundo a Microsoft, visa proporcionar a líderes políticos e altos quadros representantes de diversos países europeus um fórum de debate e troca de ideias.

O papel das tecnologias da informação no desenvolvimento da Administração Pública e do sector público, o aumento dos investimentos na área da investigação e inovação, o ensino digital, a formação dos recursos humanos e os serviços electrónicos são alguns dos pontos que serão abordados neste encontro.