segunda-feira, janeiro 09, 2006

Hélder Rodrigues brilha em dia de luto!



Pelo segundo ano consecutivo, a etapa mais longa do Dakar ficou pela marcada pela morte de um motárd. Depois do italiano Fabrizio Meoni, a jornada entre Nouakchott e Kiffa na Mauritânia foi fatal para Andy Caldecott, da KTM Motorsport, que teve morte imediata após um acidente ao quilómetro 250.

Em sua homenagem, a etapa entre Kiffa e Kayes, será um percurso de ligação para a corrida de motos. A organização, as equipas, os pilotos e a direcção do Dakar'2006, reunidos no final da etapa de hoje, decidiram, em unanimidade, neutralizar a 10ª etapa em homenagem ao malogrado piloto da KTM Motorsport.

A jornada de hoje foi marcada também pelo abandono de Isidre Esteve Pujol que foi levado para o hospital de Nouakchott na sequência de um acidente. No final, Cyril Despres conseguiu a sua terceira vitória de etapa. Mais uma vez, o português Hélder Rodrigues fez um brilharete, quedando-se apenas a 7m do vencedor e ascendeu ao 9.º lugar da geral provisória, a 3h54m27s de Marc Coma. Pela sua parte, o algarvio Rúben Faria classificou-se em 26.º lugar e passou da 67.ª para a 48.ª posição, quando já chegaram 90 participantes. Com terrenos mais favoráveis, esperam-se boas notícias!

Em quatro rodas, Stéphane Peterhansel conquistou a sua 51.ª vitória no Dakar, em duas e quatro rodas. Carlos Sousa fez a 10.ª posição e manteve o 9.º lugar da geral, dilatando a sua diferença ao líder para 5h08m31s, sendo o segundo melhor privado. Espera-se uma ponta final mais rápida nas pistas do sahel e da savana que são do seu agrado...

Na categoria de camiões há a registar uma nova vitória de Vladimir Tchaguine, em Kamaz, enquanto Kabirov e Stacey tiveram violentos despistes, permitindo ao brasileiro De Azevedo ascender à segunda posição provisória, quando já foi registada a chegada de sete camiões. No momento em que vos escrevemos estas linhas a portuguesa Elisabete Jacinto percorre o km 519 da especial...

Sem comentários: