terça-feira, janeiro 03, 2006

Carlos Cáceres Monteiro (1948-2006)


Ao longo dos anos habituei-me a ver o mundo pelos olhos de Carlos Cáceres Monteiro nas páginas d'O Jornal, do Sete ou da Visão. A sua partida é um momento de tristeza!

Carlos Cáceres Monteiro, dirigente associativo, jornalista, repórter global, sindicalista, fundador e primeiro director da Visão e vencedor dos mais prestigiados prémios - «Prémio Gazeta 1985» do Clube de Jornalistas e Grande Prémio de Jornalismo de 2002 do Clube Português de Imprensa.


Foi pela sua pena que acompanhei a guerra em Angola, a Guerra do Golfo, a guerra israelo-palestiniana, os conflitos armados na América Central, a guerra em Chiapas ou os últimos dias dos khmers vermelhos no Cambodja.

Com ele, "visitei" as marcas do Império Português, em Macau, em Malaca, em Timor, em Goa ou nas antigas colónias portuguesas de África. Com ele, "senti" o espírito da Nova Iorque do pós 11 de Setembro e a felicidade da independência de Timor...

A imprensa portuguesa ficou mais pobre, perdi um mestre da análise política e alguém que viajava e trazia o Mundo até à minha caixa de correio!

Sem comentários: