quarta-feira, outubro 22, 2008

Não podemos perder mais tempo!


Foi assinado ontem em Faro, o acordo de cooperação para a requalificação das áreas ribeirinhas do concelho de Tavira, entre o Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM) e a Câmara Municipal de Tavira...

Com este acordo o município de Tavira garante competências para a gestão de quatro áreas ribeirinhas essenciais para o recreio da população: margens do Gilão, Quatro Águas e marginais de Cabanas e de Santa Luzia, e ganha capacidade e legitimidade para a execução de obras e para o licenciamento de actividades nestas faixas do território. Mais de um ano após a celebração dos contratos em Alcoutim e Vila Real de Santo António, depois de Faro, Olhão e Lagos e de muitas insistências,
parece que é desta!

A minha posição sobre a requalificação das zonas ribeirinhas do concelho de Tavira é bem conhecida, tive a oportunidade de intervir directamente nos processos de Cabanas e Santa Luzia e congratulo-me com mais este passo, que vem consolidar e enquadrar os projectos desenvolvidos no contexto do Polis da Ria Formosa!

Repito aquilo que já disse, este acordo deve colocar um ponto final no permanente conflito entre quem tem, por lei, a competência de gestão do território e quem também, por lei, tem competência para a gestão das áreas sob jurisdição portuária!

Apesar dos concursos de ideias e das intenções de projectos, a frente ribeirinha de Tavira e o espaço único das Quatro Águas permaneciam ao abandono há largos anos, sem um projecto integrado de desenvolvimento, que harmonizasse definitivamente intervenções públicas e privadas.

Registe-se a
mudança de mentalidades e saúde-se a formalização das intenções, agora é tempo de... não perder mais tempo!

Sem comentários: