segunda-feira, novembro 26, 2007

Será desta?!


Finalmente, as autarquias do Algarve e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos estão a chegar a acordo para colocarem um ponto final no marasmo das zonas ribeirinhas sem uso portuário sob a jurisdição da entidade gestora das áreas portuárias...

Com os acordos de Alcoutim e de Vila Real de Santo António já homologados e o
acordo de Faro na recta final, o Barlavento dá-nos conta da iminência de mais contratos em Tavira, Olhão, Portimão e Lagos. Ainda bem!

Aliás, este processo era inevitável se tivéssemos em consideração a missão organizacional do
IMPT - Regular, fiscalizar e exercer funções de coordenação e planeamento do sector marítimo-portuário e supervisonar e regulamentar as actividades desenvolvidas neste sector.

Como já tinha defendido
aqui, a requalificação das zonas ribeirinhas não deve objecto de gritaria e de oportunismos, sustentando que os municípios, o IPTM e as entidades portuárias deveriam caminhar de braço dado, sem olhar aos interesses momentâneos nem aos calendários eleitorais...

Quem conhece o estado actual e as potencialidades das Quatro Águas em Tavira ou do Cais Comercial de Faro, só a título de exemplo, sabe bem aquilo que sinto. Até pode ser que as primeiras obras apareçam na véspera das eleições, mas as zonas ribeirinhas do Algarve e em especial da Ria Formosa são um dos principais activos patrimoniais da região e ninguém nos perdoaria mais tempo de espera... e desconsolo!

Sem comentários: