terça-feira, novembro 27, 2007

Agora ou... nunca!



O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, organizado pela Organização das Nações Unidas, analisa em profundidade a questão das alterações climáticas e alerta para os perigos decorrentes do fracasso das políticas de contenção...

Segundo o
Relatório de 2007, "temos menos do que uma década para mudar de rumo e começar a viver dentro de nosso orçamento global de carbono", explicando ainda como a mudança climática criará armadilhas de baixo desenvolvimento humano de longa duração, lançando as pessoas e os países mais vulneráveis numa espiral descendente de pobreza.

Relativamente ao ranking nacional (IDH - Indíce de Desenvolvimento Humano), registe-se o assalto ao topo da tabela por parte da Islândia, que destronou ao fim de seis edições a Noruega. Feito com base nas estísticas nacionais de 2005 dos 175 países-membros da ONU, o IDH revelou que Portugal desceu um lugar na tabela, sendo o 10.º dos países da União Europeia na categoria dos 70 países com "desenvolvimento humano elevado", com bons indicadores de esperança média de vida, alfabetização dos adultos e escolarização ou níveis de rendimento, entre outros.

Em 2006, o
Relatório colocou a sua tónica dominante nas questões da escassez e da gestão dos recursos hidráulicos, optanto nesta edição por uma perspectiva mais global. As escolhas que fazemos nos nossos dias vão ter efeitos que se prolongarão por um século ou mais, afectando as vidas dos nossos filhos e netos. Por isso mesmo, é agora ou... nunca!

Sem comentários: