domingo, outubro 26, 2008

No labirinto das memórias... e dos projectos!


O atum é o principal ingrediente do documentário algarvio que conta a evolução histórica da captura, transformação e consumo deste peixe... e aponta pistas para o futuro!


Em redor da mesa, os vilarealenses Hugo Cavaco, Miguel Socorro e Dâmaso do Nascimento saboreiam um pitéu de atum enquanto falam sabiamente sobre a história da pesca e da indústria deste peixe na cidade natal.

A viagem começa em Vila Real de Santo António guiando o espectador por antigos e recentes complexos de pesca e indústria do atum, uma das artes de pesca mais antiga e difundida nos países mediterrânicos, com passagem pelo arraial de Sancti Petri, ruínas do arraial da Nueva Umbria, a antiga armação dos Três Irmãos (Praia do Barril) ou o
Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira, que aproveitou as instalações do antigo Arraial Ferreira Neto, da Companhia de Pescarias do Algarve.

Estes são alguns dos locais, espalhados entre o Algarve e a Andaluzia, que escondem histórias das gentes que trabalhavam na indústria conserveira e constituem os cenários do documentário Labirinto do Atum, produzido para a RTP e que vai ser apresentado no programa
Bombordo...

Com realização de João Romão e Vico Ughetto, banda sonora original de João Aguardela e os apoios dos municípios de Vila Real Santo António e Tavira e das Direcções Regionais da Cultura e da Agricultura e Pescas no Algarve. No dia 2 de Novembro, pelas 18 horas, veja a versão completa na RTP2!

Sem comentários: