sábado, maio 17, 2008

Que tal visitar um... museu?!


Amanhã é o Dia Internacional dos Museus, hoje abre finalmente o Museu Municipal de Portimão!

Integrado na
Rede de Museus do Algarve, de fazem parte outras oito instituições museológicas, o Museu de Portimão dispõe o mais moderno Centro de Documentação da região, o qual já funcionava, há mais de 15 anos, nas anteriores instalações junto ao Tribunal de Portimão.

Criada em 2007, a Rede de Museus do Algarve tem por missão articular, cooperar e partilhar responsabilidades e recursos, entre os museus da região, visando o desenvolvimento integrado da acção museológica e patrimonial da região, reforçando as opções da sua oferta cultural. Por outro lado, pretende-se sublinhar igualmente a sua importância pedagógica e recurso educativo para a região e um valor acrescentado para as opções do turismo cultural. A visitar, um por um!

1 comentário:

Anónimo disse...

Dia Internacional dos Museus: Mais de 67 mil pessoas visitaram museus e palácios nacionais

in Público, 20.05.2008 - 18h20 Lusa

O Museu de Arqueologia e o Paço dos Duques foram os mais visitados no último fim-de-semana durante as celebrações do Dia Internacional dos Museus, que atraíram mais de 67 mil pessoas aos museus e palácios nacionais.

De acordo com dados do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), hoje divulgados, as iniciativas realizadas sábado, Noite dos Museus, e domingo, Dia Internacional dos Museus, atraíram um total de 67.062 visitantes.

Concertos, teatro, filmes, visitas guiadas e ateliers foram algumas das actividades da programação do Dia Internacional dos Museus, a 18 de Maio, este ano dedicado à reflexão sobre o contributo destas entidades para a mudança social e desenvolvimento. Pela primeira vez, aderiram às celebrações os palácios nacionais, que agora são tutelados pelo IMC - Paço dos Duques (Guimarães) e os Palácios Nacionais de Sintra, Ajuda, Queluz, Mafra - que registaram nestes dois dias, um total de 15.577 visitantes.

No dia 18 de Maio, o Museu Nacional de Arqueologia foi o mais visitado, com 8040 entradas, seguido do Museu Nacional dos Coches, com 4500, e do Museu Nacional de Arte Antiga, com 2423, todos eles em Lisboa.

Relativamente aos palácios, o Paço dos Duques apresentou o maior número de entradas com 2968 visitantes logo seguido do Palácio Nacional de Sintra, com 2593.Também durante a Noite dos Museus, o Museu Nacional de Arqueologia registou o maior número de entradas, com 3508 visitantes, seguido do Museu Nacional dos Coches, com 2032, e do Museu Nacional do Azulejo, com 1927.

O Dia Internacional dos Museus foi este ano subordinado ao tema "Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento", escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), que propôs uma reflexão sobre o papel social e ético dos museus na comunidade e sugere que desenvolvam parcerias com organizações e promovam o diálogo nas questões sociais e culturais.