quarta-feira, maio 14, 2008

América a ferver...


Nos Estados Unidos da América, apesar de não ser perfeito, Barack Obama continua a liderar no número de delegados eleitos para a Convenção Democrata...

Até agora, ambos estão longe de garantir a nomeação (2.026 delegados), sendo que
Barack Obama reúne o apoio de 1.910 delegados (1.600 delegados simples, 284 super-delegados e os 26 obtidos por John Edwards até desistir), enquanto Hillary Clinton conta com 1.718 delegados (1.445 delegados simples e 273 super-delegados). Kentucky e Oregon são os próximos estados a ir a votos, com as primárias a decorrer na próxima terça-feira...

Segundo as sondagens mais recentes,
Obama lidera o confronto com McCain por uma ligeira margem, embora os americanos confiem mais nos Democratas. A má notícia é que 29% dos eleitores democratas gostavam que Hillary Clinton assumisse uma candidatuta independente à Casa Branca. Péssimas notícias para o Mundo, boas para Bush & Companhia!!!

NOTA FINAL - Para quem gosta deste tema, recomenda-se o debate na Universidade Lusófona de Lisboa, com Paula Espírito Santo (ISCSP), Pedro Magalhães (IST) e Rui Oliveira Costa (ULHT), moderado por Fernando Santos Neves (Reitor da ULHT), no próximo dia 19 de Maio, pelas 17h30, no Auditório Agostinho da Silva.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obama prepara-se para anunciar terça-feira a sua vitória sobre Hillary

in Público.pt, 18.05.2008 - 18h12 AFP

O candidato à Casa Branca, Barack Obama, prepara-se para anunciar na terça-feira a sua vitória sobre a rival Hillary Clinton na obtenção da investidura democrática, disse ontem à noite durante uma reunião da colecta de fundos em Oregon, no noroeste do país.

Prevendo uma vitória nas primárias que acontecem neste estado na terça-feira, Obama declarou que está “em condições de dizer que ganhámos a maioria”, apesar de Clinton ser dada como vencedora em Kentucky.

O candidato democrata acrescentou que espera ganhar em Oregon, onde estão em jogo 52 delegados, mais um do que em Kentucky, o que lhe permitirá ultrapassar a barreira dos 1627 delegados simples.

É necessário obter 2025 delegados para conseguir a investidura na convenção nacional do partido que ocorrerá no final de Agosto em Denver, no Colorado. Contudo, este número compreende também os “super delegados” – cerca de 800 – e que têm voto livre. Ainda assim, a maioria pronunciou-se a favor de Obama.

Depois de Kentucky e de Oregon ficam a faltar três primárias democratas, em Porto Rico, Montana e Dacota do Sul.

Hillary Clinton já prometeu continuar a fazer campanha até que as primárias terminem.