terça-feira, dezembro 20, 2005

Take 10 - Soares atacou e...


Mário Soares esteve imparável no debate desta noite, demonstrando as suas qualidades de tribuno e desfazendo o "gigante de pés de barro" Cavaco Silva...

Com uma postura descontraída, Mário Soares
aproveitou a oportunidade para sublinhar que Cavaco Silva é um candidato de alto risco, de direita, sem referências na Europa actual e com falta de formação para ser Presidente da República...

Extremamente tenso e procurando controlar-se, Cavaco Silva justificou os anos em que foi primeiro-ministro e tentou explicar como tenciona encontrar um consenso para relançar a economia portuguesa.

Tentou, mas não convenceu. Acreditamos que este debate foi decisivo para um volte-face eleitoral...

20 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente ...
Não posso discordar mais....

Esqueceu-se de falar do futuro e só mostrou arrogancia.
Depois dizem que o tempo é pouco para os debates....

Debates ou bota abaixo?
Sinceramente....

Anónimo disse...

Eh pá, devias pagar imposto por tanto atraso mental...

Anónimo disse...

Acutilância, bom-senso e certeiro, Soares mostrou aos demais candidatos como é que deveriam ter agido perante a frieza e o calculismo de Cavaco Silva!

Foi pena que Manuel Alegre não tivesse tido a mesma postura de Mário Soares, tentanto manter a imagem de homem de Estado que não tem!

Finalmente, Cavaco suspirou de alívio. O pesadelo "Mário Soares" só durou uma hora. Pode ser que dê para conter os danos!

Anónimo disse...

O autor deste blog assistiu, certamente, a um debate diferente ao que todos nós assistimos entre o Prof. Cavaco Silva e o Dr. Mário Soares.

A postura do Dr. Mário Soares, do início ao fim do debate, foi a de um homem desperado que mais não fez do que apresentar ataques pessoais. Alguém o ouviu apresentar uma única ideia para o país ontem à noite? Eu não.

Em minha modesta opinião foi o debate que mais beneficiou o candidato Cavaco Silva e que muito provavelmente vai ser o responsável pela relegação do Dr. Mário Soares para terceiro lugar.

Esperemos pelo dia 22 de Janeiro.

Anónimo disse...

SOARES VENCE DEBATE

Sondagem-relâmpago atribui 25% ao ex-Presidente, contra 23,7% de Cavaco

Mário Soares foi o vencedor do debate desta noite contra Cavaco Silva, de acordo com o estudo de opinião realizado pela Eurosondagem.

in SIC, 21-12-2005/09:27

Soares reuniu a preferência de 25% dos inquiridos e o candidato de direita 23,7.

Mais de metade (51,3%) das pessoas contactadas não viram o debate, ou não sabe ou não responde à pergunta feita.

Para esta sondagem foram validadas 780 entrevistas telefónicas a eleitores residentes em Portugal continental.

O erro máximo da amostra apontado pela Eurosondagem é de 3,51%.

Anónimo disse...

"ACUTILÂNCIA E FRESCURA" DE SOARES

Jerónimo de Sousa elogia postura contra "atitude blindada" de Cavaco

O candidato presidencial Jerónimo de Sousa elogiou hoje a acutilância e a frescura do seu adversário Mário Soares perante a "atitude blindada" de Cavaco Silva de não responder, no frente-a-frente transmitido, esta terça-feira, na RTP.

"Este debate decorreu da forma prevista. Um candidato procurou contraditar, com alguma acutilância, (...) e por parte de Cavaco Silva, aquela ideia central de daqui não saio daqui ninguém me tira. De forma blindada foi fazendo afirmações genéricas que já afirmou 57 vezes de que quer ser um colaborador, um ajudante", sublinhou Jerónimo de Sousa.

O candidato a Presidente da República apoiado pelo PCP falava aos jornalistas no final de uma visita ao bairro Cova da Moura, Amadora, no âmbito da pré-campanha das presidenciais.

Questionado sobre o frente-a-frente entre os candidatos Cavaco Silva e Mário Soares, o último dos debates televisivos, Jerónimo de Sousa disse ainda reconhecer a "frescura" demonstrada pelo ex- Presidente.

"É muito difícil definir onde é a fronteira entre o certeiro e o excessivo. Mas de qualquer forma há um reconhecimento que tenho que fazer em relação ao grande argumento da idade (os 81 anos de Mário Soares) que era o que mereceria observação. Pelo menos ali naquele debate mostrou alguma frescura", disse.

"As diferenças"

Depois dos elogios, Jerónimo de Sousa ressalvou "as grandes diferenças" que o separam de Mário Soares, apontando a "identificação excessiva" do candidato com as políticas do Governo do PS.

Quanto a Cavaco Silva, para além de considerar que manteve a "atitude blindada", Jerónimo de Sousa sustentou que "ainda não foi desta que o discurso acertou com o pensamento", repetindo uma ideia que lançou no debate com o ex-primeiro-ministro.

Sobre a necessidade de mais debates entre os candidatos, Jerónimo de Sousa considerou que "bom seria", mas frisou que não tem "uma fixação pelos debates" e prefere o contacto directo com as pessoas.

in SIC,21-12-2005/18:01 (Com Lusa)

Unknown disse...

Felizmente, entre aqueles que me conhecem melhor, sou apontado e criticado por ter razão antes do tempo. Se isso pode ser confundido "com atraso mental", é um problema que tento gerir conforme posso e sei!

Quanto aos impostos, estão em dia, quer em termos tributários, quer contributivos, conforme declarações dos serviços competentes em meu poder que posso apresentar a quem interessar. Outros, com elevadas responsabilidades políticas e sociais, talvez não possam dizer o mesmo...

Lamento apenas a falta de coragem de quem faz uso do anonimato para ameaçar e insultar outros cidadãos que usam a liberdade de expressão constitucionalmente consagrada para exprimir as suas opiniões e pensamentos!

Anónimo disse...

Sondagem do Diário Digital (21/12/05 - 19.30h)indica que 60% dos internautas que assistiu ao debate considera que o vencedor foi Cavaco Silva, 32% considera que foi Mário Soares, e 8% que empataram!!!

Esperemos que a sondagem da SIC seja mais correcta, caso contrário a situação não se afigura nada boa para o camarada Mário.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Apesar de incentivarmos a participação no sistema de comentários, já alertámos diversas vezes para que sejam respeitadas algumas regras de civilidade, de forma a evitar o recurso à eliminação de comentários.

Contudo, quando se recorre sistematicamente ao anonimato para proceder ao insulto e a ofensas gratuitas, não nos resta outra opção!

Anónimo disse...

Apesar da pouca simpatia que tenho por Cavaco, não posso deixar
de discordar totalmente do autor deste blog: Mário Soares fez
mais uma triste figura, a juntar à quelas a que nos tem habituado
nos ultimos meses. Um candidato desesperado a tentar queimar os
ultimos cartuchos (de polvora seca ?...), sim conseguir fazer
o adversario perder a sua postura calma. Um candidato azedo,
tipo velho ranzinza, a condizer com a foto dos últimos
cartazes da campanha. O povo português vai ter de escolher
entre a geriatria e a enconomia...

Anónimo disse...

Parece-me que há duas visões diferenciadas do decurso do derradeiro (?!) debate pré-Presidenciais, com uma separação clara das águas, o que não deixa de ser muito próprio das paixões...

Até nas reacções dos demais candidatos, é visível essa separação com Jerónimo e Louçã a elogiarem a postura de Soares e o desespero de Cavaco perante os argumentos do ex-Presidente da República!

Manuel Alegre foi ele mesmo. Incapaz de reconhecer publicamente que Soares esteve melhor do que ele no frente-a-frente, também ainda não foi desta que rejeitou o apoio implícito que parece estar a dar a Cavaco. Falta um mês para as eleições!

Anónimo disse...

Repito que se trata de um caso de atraso mental.
Em psiquiatria, uma das manifestações do atraso mental é a incapacidade de apreender a evidência, preterindo-a em favor de uma visão sectária da realidade.
Ora, é isso que me parece estar a passar-se com o autor deste blog.

PS - Quanto ao anonimato, peço desculpa, mas as circunstâncias impõem-no...

Anónimo disse...

O último comentário denuncia um "alegrete", atira os foguetes e esconde-se atrás da moita, não vá pegar fogo à floresta!

Meu caro, não desista perante estas bocas da reacção, perante estes acomodados da vida, que desejam apenas manter (ou obter) o tacho, sem olhar ao senhor que servem...

Como diria o nosso querido Gandhi, nós estamos cá para dar a vida pela liberdade deles, para defender que eles possam continuar a emitir opiniões diferentes das nossas, para a Democracia seja cada dia mais forte!

Boas Festas para si e... para todos os an(t)óni(m)os que por aqui populam!

Anónimo disse...

Louçã «convencido» de que vai haver segunda volta

Numa acção de pré-campanha no Porto, onde recebeu muitos elogios da população, Francisco Louçã manifestou-se «plenamente convencido» de que vai haver segunda volta nas eleições de 22 de Janeiro. Louçã deixou ainda um apelo ao voto.

(TSF, 22:21/23 de Dezembro 05 )

Para Louçã, Cavaco Silva vai perder intenções de voto «a cada dia que passa», porque os portugueses «têm a perfeita consciência da profunda insensibilidade do candidato conservador, que é o representante das forças do poder financeiro».

«Mas não são estas sondagens que importam, mas sim o dia 22 de Janeiro, quando vamos ouvir a voz da consciência do povo», disse o candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda, que falava no final de uma arruada que o levou a descer a Rua de Santa Catarina, a mais comercial artéria do Porto.

Louçã pede aos portugueses para irem votar

Manifestando-se «muito satisfeito» com o acolhimento que teve nesta acção, Louçã afirmou: «esta é a recta final, a altura determinante para convencer os abstencionistas e os indecisos de que o seu voto pode conduzir à vitória».

«O meu apelo vai precisamente para os indecisos e a esses peço que vão votar e que não deixem que os outros decidam por eles», disse.

Anónimo disse...

Ó Lopes, não é populam, mas pululam, pá! Pelos vistos, tás tão cheché como o autor do blog e o candidato de ambos...

Anónimo disse...

Ó "anónimo", antes de corrigir os erros dos outros, devia olhar-se ao espelho...

Para V. Ex.ª pode ser pululam, mas para mim é mesmo "populam", um neologismo derivado de populismo e de populistas, sei lá...

Não sou professor de português nem um ortodoxo da língua, mais ainda sei que as palavras "cheché" e "tás" significam um "bocadinho de qualquer coisa" e "pequena bigorna de aço, sem hastes", respectivamente. Agora, mporta-se de explicar melhor a sua anterior afirmação?!

PS - Quanto aos candidatos, para seu desgosto e para informação do público em geral, digo-lhe não voto em Cavaco Silva nem Mário Soares não é "o meu candidato", mas espero bem que haja segunda volta!!!

Anónimo disse...

Lá segunda volta poderá haver, mas a ti não há volta a dar, parace.
Continua a "popular" à vontade. Tu e o dono do blog...
Boas festas e "inté"!

Anónimo disse...

Isto está bonito, os meninos não respeitam as tréguas natalícias?!

Os vossos candidatos meteram três dias de férias e aproveitaram a tolerância de ponto do Sócrates, deixando-nos em paz...

Façam o mesmo, por favor!!!

Unknown disse...

Tirei uns dias e foi aquilo que se viu, mas é da vida!

Desde que não se insultem, aceitamos todos os comentários e opiniões. Como sublinhava um dos visitantes, defendemos o pluralismo e toleramos a diferença, mesmo que os outros não sigam as mesmas regras!

Sobre o nosso comentário final ao debate Soares/Cavaco e que provocou tanta celeuma (Obrigado, JCD, pela referência no Pulo do Lobo!), apenas realço a última apreciação do Pedro Magalhães sobre a evolução recente das sondagens:

" 1. Sinais muito claros de subida para Soares, com dispersão grandemente explicada pela passagem do tempo;
2. Sinais claros de descida para Alegre;
3. Estabilidade genérica para Jerónimo e Louçã, mas maior incerteza para o segundo;
4. Incógnita (e, à falta de melhor, estabilidade) para Cavaco."

Se quiserem saber mais, podem aceder ás suas análises no blogue Margens de Erro. Boas férias!