terça-feira, abril 15, 2008

Água mole em... cabeças duras!


Passados dez anos, o governo civil de Faro volta a alertar os turistas e os pescadores desportivos para os perigos da actividade nas falésias da costa vicentina...

Segundo a
RTP, vão ser lançadas em Junho duas campanhas de sensibilização no Algarve e, numa segunda fase, vão ser sinalizadas as zonas mais perigosas!

1 comentário:

Anónimo disse...

Governo Civil do Distrito de Faro

GABINETE DA GOVERNADORA

Governo Civil lança campanha de sensibilização para uso adequado de falésias

“Vou ali pescar e já volto para jantar” é o slogan da campanha de informação e sensibilização com que o Governo Civil de Faro pretende alertar os pescadores desportivos para os riscos da actividade nas falésias da região. A iniciativa, que será lançada até Junho, desdobra-se numa segunda vertente bilingue, dirigida aos turistas nacionais e estrangeiros, com indicações sobre os locais de interesse a visitar com segurança.

A campanha genérica, apresentada hoje pela Governadora Civil de Faro aos presidentes de câmara, e outros parceiros nomeadamente RTA, ICNB, CCDR, CCDR, e CDOS, pretende sensibilizar residentes e visitantes para a necessidade do uso adequado de praias com falésias, albufeiras e outros pontos de interesse da região, nomeadamente na zona do interior.

A campanha dirigida aos pescadores integrará informações sobre o código de comportamento dos pescadores desportivos, e apelos para o uso de meios de segurança como o colete salva-vidas, para que a actividade seja exercida sem riscos desnecessários.

“A pesca lúdica é uma questão cultural. As pessoas pescam no mesmo local há gerações e não podemos prevenir os riscos associados apenas com medidas de repressão. Podem e devem continuar a pescar, mas em segurança”, refere Isilda Gomes, que aposta “na via educativa e da sensibilização para mudar mentalidades”.

A campanha bilingue (português e inglês) aconselha os turistas a recolherem informação nos postos de turismo, câmaras municipais e hotéis, sobre os locais mais seguros para apreciar as belezas naturais da região, sendo complementada pelas câmaras municipais, com orientações específicas sobre cada município.

Difundida em diversos suportes, designadamente em desdobrável, sites dos organismos públicos e nos meios de Comunicação Social, a campanha estará disponível ainda no aeroporto de Faro, empresas de rent-a-car, estabelecimentos comerciais e portagens da auto-estrada do Sul.

A concepção dos materiais será suportada financeiramente pelo Governo Civil de Faro, em parceria com a Região de Turismo do Algarve, sendo os custos de produção de materiais específicos sobre cada município, assegurados pelas respectivas câmaras municipais.

Em fase de planeamento com vista a uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) está a segunda fase da campanha, que visa a colocação de sinalética, no âmbito da qual será feita um levantamento da região.

“O Algarve não tem locais perigosos desde que as pessoas os utilizem em condições de segurança. Se houver uma morte, é uma morte a mais e se com esta campanha conseguirmos salvar uma vida, já valeu a pena o investimento”, considera a Governadora Civil

Faro, 15 de Abril de 2008

O GABINETE DE IMPRENSA