domingo, abril 06, 2008

E NO ENTANTO... ELE MEXE-SE!


"Nada do que citarei em seguida tem tido eco no debate político, dentro ou fora da Assembleia da República. Mas a realidade, que uma bateria de indicadores tecnológicos procura descrever e caracterizar, está a crescer em Portugal e marcará cada vez mais o futuro colectivo dos portugueses:

1. 18,5% dos inquiridos que acedem à Internet declararam fazê-lo em casa há um ano ou menos. 9,8% dos inquiridos pelo Observatório da Comunicação (um salto para mais do dobro) fazem chamadas via Internet.

2. Portugal sobe sete lugares, entre 130 países, situando-se na 15.ª posição no Índice de Competitividade de Viagens e Turismo 2008. Na UE-27, ocupa o 9.º lugar (sobe quatro lugares face a 2007), situando-se à frente, entre outros, da Holanda, da Irlanda, da Itália e da Grécia. O principal impulso veio do progresso nos recursos humanos, culturais e naturais do País, que registou um salto de 19 posições.

3. Na avaliação da Comissão Europeia quanto à implementação da Agenda de Lisboa (Country Reports 2007), a melhoria do desempenho de Portugal permitiu que ingressasse no grupo (com Chipre, Alemanha, Itália, Lituânia, Malta, Bélgica, Eslovénia e Espanha) que regista "bons" progressos. Acima deste grupo, com "muito bons" progressos, só mais seis países: Dinamarca, Finlândia, Estónia, Irlanda, Luxemburgo e Suécia.

4. No European Innovation Scoreboard (EIS 2007), Portugal regista o 7.º maior progresso relativo no campo da inovação, colocando-se no grupo de países em recuperação. Comparando com o mesmo número de países de um ano atrás, Portugal sobe da 28.ª para a 27.ª posição, entre 34 países avançados. A entrada na lista de três novos membros (Austrália, Canadá e Israel), todos com desempenhos superiores ao português, atira-nos para o 30.º lugar em 37.

5. Portugal foi o país que mais cresceu nos últimos três anos em número de marcas comunitárias por habitante, tendo já ultrapassado a França. Este é um indicador de agressividade comercial e de afirmação em mercados exigentes e sofisticados. O número de patentes europeias registadas passou de 40, em 2003, para 88, em 2006. Este é um sinal de subida tecnológica da estrutura produtiva do País (a meta estabelecida no Plano Tecnológico é 120).

6. Segundo a Inform Telecoms & Media, Portugal está um ano à frente dos maiores países europeus em banda larga móvel, graças à utilização dos telemóveis de 3.ª geração. O número de utilizadores cresceu 110%, entre o 1.º e o 4.º trimestre de 2007, e o tráfego gerado aumentou 168%.

7. Um relatório do Eurostat constata que, entre 2001 e 2006, Portugal apresenta o 4.º maior crescimento em recursos humanos entre 45 e 64 anos, na área da ciência e tecnologia.

Partimos de baixo, é certo. Mas o País está mexer... mesmo!"

(por António Perez Metelo, Redactor principal, In Diário de Notícias, 2008.04.04)


NOTA - Concordo plenamente com Perez Metelo, apesar das "Cassandras" que pululam por aí, Portugal parece imparável!

Sem comentários: