sexta-feira, março 17, 2006

A queda da máscara!


Durante a campanha eleitoral, o actual Presidente da República manteve à distância os líderes dos partidos políticos que o apoiavam, transmitindo uma imagem de afastamento e independência!

Agora, instalado no Palácio de Belém, Cavaco Silva rodeou-se de uma corte de assessores, consultores e quejandos nunca vista e os respectivos percursos políticos não deixam dúvidas sobre a sua família política.


Mesmo assim, aceita-se que o Presidente se rodeie daqueles em quem confia e cuja opinião respeita, embora tais escolhas reflictam algumas limitações que pensávamos terem sido colmatadas pela passagem do tempo...

Contudo, conhecendo-se o percurso político das
personalidades indicadas, as designações para o Conselho de Estado demonstram um sectarismo inédito, privilegiando o PPD/PSD e afastando o PCP, cujo líder sempre pertenceu ao órgão consultivo do Presidente, assim como o CDS/PP, embora o seu Presidente rejeitasse o convite de Sampaio, e não reconhecem o novo papel do Bloco de Esquerda.

Não se espera que a Assembleia da República rectifique esta posição, dando espaço aos líderes agora "saneados", embora tal constituísse uma aposta no pluralismo e na vitalidade da sociedade democrática!

3 comentários:

Anónimo disse...

Isto começa mal

por Vasco Pulido Valente, in Público, 17 de Março de 2006

O dr. Cavaco nunca passou, ou se apresentou, como um homem típico da direita. Quando chegou a primeiro-ministro, até se disse o único representante português da "esquerda moderna" e durante todo o mandato governou invariavelmente como um "social-democrata" de modelo "europeu", que à superfície parece continuar a ser. Foi, por isso, uma surpresa a espécie de gente que insistiu em levar para Belém. As nomeações para o Conselho de Estado, por exemplo, revelam uma estranha de hostilidade ao Parlamento. Não em si mesmas, claro. Mas porque deixam o PC e o BE sem um único representante, o CDS representado por um homem sem uma verdadeira ligação ao partido e o próprio PSD "real", que ficou só com Marques Mendes (de resto eleito pela Assembleia da República) e com o ambíguo Loureiro, um pouco pendurado. Este Conselho de Estado proclama o "esplêndido isolamento" do dr. Cavaco: a sua orgulhosa auto-suficiência.

A escolha de assessores também não tranquiliza. O assessor para Assuntos Políticos e grande nome da revista Atlântica, António Araújo, o consultor para Assuntos Políticos, o notório dr. Espada, e a consultora para a Ética e Ciências da Vida, uma açoriana, podiam perfeitamente ter saído ontem de uma caverna qualquer do Bible Belt, a berrar por Bush.

Será que o dr. Cavaco, que sempre julgámos relativamente equilibrado, quer de facto embarcar numa cruzada moral contra o aborto, a pílula, o divórcio, a homossexualidade, a pornografia e o resto dos crimes sem perdão em que o "niilismo" moderno nos "poluiu"? Se quer, precisa de músculo: e tem muito músculo no dr. Carlos Blanco de Morais, da "nova direita" e da revista Futuro Presente, conhecido apologista da "maneira forte", que da imigração à nacionalidade já mostrou o seu apego à "ordem". Para acabar o quadro, há ainda o contingente "liberal". O inevitável dr. Espada, claro, papagaio por excelência do ultraconservadorismo americano; o prof. Justino, que acha o levantamento do sigilo bancário um acto de "fascismo fiscal" (fascismo? a sério?); e o dr. Borges de Assunção, consultor económico e organizador do Compromisso Portugal (esse benemérito grupo), que vem com a velha receita de "emagrecer" o Estado e reduzir impostos.

Se o dr. Cavaco resolver um dia ouvir este raminho de cabeças pensantes, põe em pé de guerra ou simplesmente em guerra a esquerda e a república. E, se puser, não se deve iludir, com certeza que perde. Isto começa mal.

Anónimo disse...

A composição do Conselho de Estado (maioritariamente militantes no activo do PSD), como todo o staff de Cavaco, denuncia uma evidente manobra do PSD, que passa a ser controlado pela Presidência da Republica. Não é Manuela F.Leite quem vai dizer como se vota no PSD? Ou é MMendes? Não brinquem comigo. O conselho de Estado com Marcelo,Leite, Loureiro e mais alguns na Casa Civil como Liberato, Justino, etc... (alguns ainda há pouco ocuparam cargos governamentais), são a prova de que o PSD está em Belem, e será inevitável
manobrar o partido atraves de Belém.
MMendes é o idiota útil que só durará enquanto não cheirar a poder.
Alem do mais contarão com a sempre util Sic/Expresso/Impresa, mais os comentadores de direita do costume que enxameiam as pantalhas "democráticas".

Anónimo disse...

Se o candidato Cavaco Silva tivesse anunciado previamente a equipa que depois nomeou para Belém e para o Conselho de Estado - recheada de personalidades gradas da direita partidária e ideológica -, será que tinha conseguido, na medida em que o conseguiu, o voto dos eleitores do centro político, atraídos pela sua encenada imagem de distanciamento partidário e de moderação e isenção política?