segunda-feira, novembro 24, 2008

Autárquicas'2009 começam a mexer...


Apesar de desejado por muita gente, o nome de Macário Correia não conseguiu a desejada unanimidade nas estruturas locais do PSD de Faro...

No dia 12 de Novembro, segundo o jornal
Barlavento, a Concelhia de Faro reuniu-se para escolher o potencial oponente de José Apolinário à presidência do Município farense, e no final, depois de apurados os votos, apareceu o nome de Luís Villas-Boas como o mais votado, seguindo-se ex-aequo Macário Correia e David Santos, depois Elidérico Viegas e por fim o nome de Mendes Bota. Dado como o preferido de Manuela Ferreira Leite e apesar das contínuas declarações de amor à sua terra natal, o actual presidente da câmara de Tavira terá que esforçar-se bastante para conquistar o coração dos laranjinhas farenses...

Para ultrapassar um previsível vazio de "liderança" no PSD-Tavira, "alguém" encomendou uma sondagem (ou serão duas?!) para avaliar as preferências dos clientes da rede fixa da Portugal Telecom em Tavira. Na consulta telefónica, são mencionados dois nomes de actuais autarcas do PSD, bem como do PS, embora algumas pessoas também tenham sido questionadas sobre nomes do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português. Não podemos deixar de estranhar este grau de indecisão na "horta" a menos de um ano das Autárquicas'2009...

Contudo, também não há unanimidade sobre a entidade que está a efectuar o serviço e quem o encomendou, sendo mencionadas uma empresa de sondagens de âmbito nacional (embora com ligações empresariais a Tavira...) e uma empresa de comunicação social local que, ao que sabemos, não está licenciada para o efeito...

Na pior das hipóteses,
se Manuela Ferreira Leite não avançar hoje com a decisão, os candidatos devem ser conhecidos antes de 29 de Fevereiro!

PS1 - O Luís Gomes tem a recandidatura dada como garantida em Vila Real de Santo António.
PS2 - Acabam de descobrir a paternidade da sondagem, deixando essa revelação aos profissionais da área. Só falta conhecer os resultados!

2 comentários:

Anónimo disse...

Marcelo Rebelo de Sousa não afasta hipótese de se candidatar à liderança do PSD

in Público, 24.11.2008 - 09h42 Lusa

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa admitiu hoje a hipótese de voltar a candidatar-se à presidência do partido depois de 2009 com a frase "sei lá se isso não acontece" após as legislativas do próximo ano.

"Não sou candidato à liderança do PSD certamente até 2009. Em nenhum momento isso está na minha intenção, mas sei lá se isso não acontece", afirmou o professor de Direito no programa "As Escolhas de Marcelo", na RTP1.

Rebelo de Sousa, que presidiu ao PSD de 1996 a 1999, voltou a fazer a parábola da "descida" de Cristo à Terra e admitiu que se viesse a concorrer seria um "mau sinal" para o seu partido.

Parafraseando uma frase sua, ao garantir em 1996 que não seria candidato "nem que Cristo desça à Terra", Marcelo lembrou que afinal Cristo desceu e ele concorreu.

"Cristo não desce, por minha vontade, até 2009. Depois, não é provável que desça. Seria uma grande surpresa para mim e um mau sinal para o partido. Há gente mais jovem - Rui Rio, Pedro Passos Coelho", afirmou.

Anónimo disse...

PSD faz sondagem para avaliar tendência de voto em Tavira

por Filipe Antunes, in Barlavento, 2008.12.02

O PSD está a fazer uma sondagem telefónica para avaliar hipotéticos cenários eleitorais e para aferir sobre as actuais tendências de voto dos munícipes tavirenses.

Nos últimos dias, muitos têm sido os telefones do concelho a tocar, sendo os inquiridos questionados sobre o grau de identificação com algumas figuras políticas associadas aos diversos quadrantes partidários com assento no concelho.

Ao que o «barlavento» apurou, entre os nomes apontados no inquérito constam os de Macário Correia, autarca tavirense, Elsa Cordeiro, vice-presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, actual presidente da concelhia do PS/Tavira, ou José Manuel do Carmo, líder da estrutura local do Bloco de Esquerda.

Questionado pelo «barlavento» sobre a origem da sondagem, o presidente da comissão politica concelhia do PSD Tavira Rui Horta disse que se trata de «uma iniciativa local determinada pelo PSD» e não esconde que o inquérito de opinião tenha interesse num futuro próximo.

«É uma sondagem interna para o partido avaliar as condições em que se posiciona e para aferir como a opinião pública avalia um conjunto de possíveis candidatos [às autárquicas de 2009]».

Rui Horta, que falava ao «barlavento» à margem da inauguração da nova sede do PSD/Tavira, na segunda-feira da semana passada, revelou ainda que «a sondagem contém nomes que não estão apenas ligados ao PSD», referindo que isso permitirá «um sentido do pulso sobre a forma como as circunstâncias estão do ponto de vista político».

Quanto à importância da nova sede, Rui Horta garante que será um ponto de encontro para todos os órgãos que têm assento dentro do PSD, como a Juventude Social-Democrata (JSD), os Trabalhadores Sociais-Democratas ou a recém-criada estrutura de mulheres sociais-democratas.

«Esta sede significa o arranque de uma nova fase do PSD/Tavira e muito do que tiver a ver com as autárquicas de 2009 vai decidir-se nestas instalações», aventou o líder do PSD local.

A inauguração da nova sede, localizada na urbanização Horta d’el Rei, contou ainda com as presenças do secretário-geral do PSD Luís Marques Guedes – que acompanhava Manuela Ferreira Leite numa visita oficial ao Algarve –, do presidente da distrital do PSD/Algarve Mendes Bota e do presidente da Câmara de Tavira e vice-presidente do PSD Macário Correia.

Segundo Macário, as novas instalações colocam um ponto final a um processo que se arrastava há alguns meses: «o PSD de Tavira, como os demais partidos, andava com uma circunstância delicada em termos de sede. Passou por vários locais, até que há um ano tinha ficado sem sede», admitiu o autarca social-democrata.

«A nossa atitude foi contactar um conjunto de vinte pessoas que se quotizaram de uma forma simbólica, o que é perfeitamente legal dentro dos registos oficiais do PSD. Esta loja é agora património do partido, em posse integral, que passou a ter casa própria em Tavira», concluiu.

Para comemorar a inauguração da nova sede, o PSD vai realizar um jantar de militantes e simpatizantes, no próximo dia 5 de Dezembro, no aldeamento Pedras d’el Rei (Santa Luzia). É esperada a presença de figuras nacionais e regionais do partido.