O Turismo de Portugal venceu o prémio Ulysses 2009, atribuído pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria “Inovação e Aplicação de Conhecimento em Governance” no sector...
A decisão do júri, que acaba de ser comunicada e divulgada pela TSF, distingue as transformações levadas a cabo ao longo dos últimos dois anos neste Instituto, nomeadamente no que respeita a desburocratização, desmaterialização de processos, simplificação administrativa e acesso à informação.
As transformações destacadas por este Prémio enquadram-se na modernização tecnológica que foi operada no Turismo de Portugal, depois da fusão dos quatro organismos públicos, entretanto extintos no âmbito do PRACE, que lhe deram origem. O objectivo foi desenvolver a nova organização numa perspectiva de transição do e-government para o i-government, aproveitando todo o potencial da Internet para interagir com as Empresas e aos Cidadãos, utilizando vários canais de comunicação e permitindo a articulação directa do Turismo de Portugal com vários outros organismos da Administração Pública.
Além disso, o Turismo de Portugal transformou as suas novas soluções informáticas num importante elemento de criação de espírito colaborativo entre os seus trabalhadores, eliminando diferenças naturais entre quem provinha de várias organizações diferentes.
Nos dois anos que agora se completam – a 15 de Maio – sobre a respectiva criação, o Turismo de Portugal levou a cabo mudanças de fundo muito significativas, como a Simplificação de Processos (automatização de processos e adopção de plataformas de gestão documental de última geração), a Identificação Digital (uso do Cartão de Cidadão por todos os colaboradores e dirigentes para autenticação digital de documentos através da assinatura electrónica) e o Acesso à Informação e Conhecimento (redesenho da rede de comunicações para acelerar processos e garantir aos Colaboradores e Clientes o acesso permanente a toda a informação, a partir de qualquer local). Além disso, também foi posto ao serviço do organismo um desenvolvido sistema de Gestão Financeira e de Controle Orçamental, com as inerentes vantagens de partilha de informação de gestão actual, completa e relevante.
Para Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, esta distinção “demonstra o carácter pioneiro, a nível internacional, da abordagem feita pelo Turismo de Portugal aos desafios colocados pela utilização das tecnologias de informação e comunicação, bem como reforça o propósito do seu Conselho Directivo de transformar este Instituto num dos mais avançados organismos públicos portugueses e num exemplo de boas práticas a nível internacional”.
O “Prémio de Inovação e Aplicação de Conhecimento em Governance no Turismo”, ganho pelo Turismo de Portugal e reservado a organismos públicos, é uma das três categorias premiadas pelo Ulysses 2009. As outras distinções foram o “Prémio para a Inovação em Empresas de Turismo” (atribuído ao ClubHotel Riu Karamboa de Cabo Verde) e “Prémio para a Inovação em Organizações Não-Governamentais” (que contemplou o “Programa de Vias Verdes e o Passaporte Turístico de Vias Verdes”, da Fundação Espanhola dos Caminhos-de-Ferro.
As candidaturas a estes Prémios – cuja primeira edição ocorreu em 2002 – abrangeram todos os 161 países e territórios da OMT, de todos os continentes. A distinção foi decidida por um comité de selecção de referência internacional, que avaliou as propostas e propôs os vencedores de cada categoria, anunciados depois pelo Secretário-geral da OMT e que será en~tregue no dia 27 de Maio, em Madrid.
Aguarda-se o anúncio dos vencedores do Prémio Boas Práticas no Sector Público, para o qual o Turismo de Portugal está nomeado com o seu sistema integrado, descentralizado e online de contabilidade e controlo de gestão – SICGesT. É bom trabalhar neste ambiente!
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