quinta-feira, janeiro 10, 2008

Aeroporto, pontes e...


Para além da deliberação sobre a localização do novo Aeroporto de Lisboa e da terceira travessia sobre o Rio Tejo, o Conselho de Ministros ainda teve tempo para mais algumas aprovações e nomeações...

1 comentário:

Zé da Burra o Alentejano disse...

À parte as nomeações do Governo, cujos nomeados podem ser substituídos depois, vou pronunciar-me sobre O NOVO AEROPORTO DE LISBOA EM ALCOCHETE vs NOVAS TRAVESSIAS NO TEJO.

Eu continuo a insistir numa travessia apenas ferroviária para o TGV e outros comboios, entre Montijo e Chelas. A rodoviária seria feita entre a Trafaria e Algés, fechando a CRIL que termina subitamente numa rotunda em Algés.

Com a deslocação de parte do trânsito da ponte 25 de Abril para a Trafaria-Algés, a ponte 25 de Abril ficaria disponível para receber o trânsito que usa actualmente o Montijo dada a saturação da 25 de Abril.

O trânsito do novo aeroporto far-se-ia assim, sobretudo pela ponte já existente no Montijo.

Parte do seu actual trânsito transitaria, como disse, para a 25 de Abril ou deixaria existir porque os actuais utentes passariam a utilizar o comboio.

A travessia Trafaria-Algés, por ponte ou por túnel, terá um dia que ser feita porque a CRIL termina de forma abrupta em Algés, o que é absurdo: pode ser agora, daqui a 10, 20 ou 30 anos mas será inevitável e agora sempre se aproveitavam algumas ajudas comunitárias.

Congratulo-me que o Governo tenha decidido pedir estudos ao LNEC sobre as várias opções alternativas.