terça-feira, maio 09, 2006

Unidos na diversidade


Para celebrar este Dia da Europa, sob o lema "O Futuro da Europa passa pela Educação", o Centro de Informação Europeia Jacques Delors propõe várias actividades às crianças, jovens e público em geral, apresentando casos de boas práticas realizados por alunos e professores por todo o país.

Mais próximo, o membro do Comité das Regiões Macário Correia explica as origens desta comemoração e o funcionamento das instituições europeias na
Escola Secundária de Tavira. Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa...

Recordar Jean Monnet, Robert Shumman e os outros pais fundadores da União Europeia é vital quando faltam líderes visionários neste Mundo, em geral, e na Europa, em particular. Ou não será assim?! Esperemos por 2007, pode ser que aconteça alguma surpresa...

2 comentários:

Anónimo disse...

Universidade do Algarve comemora Dia da Europa

in UAlg.pt, Quinta, 27 de Abril de 2006


Em tempo de comemoração dos 20 anos de adesão de Portugal à CEE e do Dia da Europa (9 de Maio), a Universidade do Algarve, através do Centro de Documentação Europeia, e o Centro de Estudos EuroDefense¬ Portugal, (fundado pelo Instituto de Defesa Nacional e pela Associação Industrial Portuguesa) organizam em parceria, no próximo dia 3 de Maio, às 14h00, o seminário intitulado ”Uma União Europeia mais Coesa e mais Segura”.

O seminário tem como finalidade promover uma reflexão aprofundada sobre o actual momento da União Europeia e a participação de Portugal, em particular no âmbito da sua coesão e segurança.

Os cidadãos portugueses têm participado muito pouco na concepção e construção da UE, que tem sido feita demasiado à margem dos europeus. Acresce que as questões de segurança colectiva não são assunto com suficiente debate, conferindo-lhes os portugueses muito baixa prioridade, preocupando-se, quase em exclusivo, com a segurança individual.

Neste quadro, o Seminário insere-se no propósito de congregar a participação dos jovens universitários na reflexão e debate sobre a construção da União, num caminho de partilha e compromisso europeus mas também de respeito e de garantia pelos interesses nacionais.

O Seminário contará com a participação de Figueiredo Lopes, ex-ministro da Defesa e presidente do EuroDefense-Portugal, de João Salgueiro, presidente do Conselho Geral do EuroDefense-Portugal, de João Marques de Almeida, director do Instituto da Defesa Nacional, de António Covas, professor Catedrático da Universidade do Algarve, e Luís Tomé, professor da Universidade de Lisboa. Um grupo de alunos apresentará também uma comunicação e intervirá como relator no final do seminário.
O evento tem entrada livre e realizar-se-á no Anfiteatro Azul, no Campus de Gambelas.

Anónimo disse...

Vamos em Frente com este projecto de unir os povos europeus.
Eu acredito neste projecto e na Europa.
Um abraço