quinta-feira, maio 18, 2006

O coração de Tavira


(Publicado na edição de 18 de Maio de 2006 no jornal POSTAL DO ALGARVE)

A Rádio Gilão de Tavira está a comemorar 20 anos de actividade, apenas interrompidos pela lei da rolha decretada por um dos governos de Cavaco Silva. Meses depois, a Rádio regressou legalizada, mais forte e com renovadas condições de trabalho…

Os primeiros tempos não foram fáceis e não havia qualquer enquadramento legal, a vontade de fazer era muita e a experiência não era quase nenhuma. Entre outros, o Humberto Puga, o Luís Palmeira e o Pedro Lourenço (membros da primeira direcção) “desunhavam-se” para criar as condições para que a emissão nunca falhasse entre as 16 e as 24 horas desde a Calçada de D. Ana, no Alto de Santa Maria, num pequeno espaço cedido pelo Rancho Folclórico de Tavira.

Juntei-me à equipa em Junho (de 1986), vindo directamente dos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra, e passei um Verão em cheio. A par da primeira experiência profissional na administração pública, ia colocando "Tavira no ar" ao longo de duas horas diárias e começando a lançar os novos nomes da música portuguesa: Alguns deles, em princípio de carreira, são hoje considerados uns "digníssimos" dinossáurios, como os GNR, os Xutos & Pontapés, os Delfins, o Rui Veloso ou os UHF, para falar dos mais conhecidos.

Legalizada, passo a passo, a Rádio foi crescendo com o apoio de inúmeros apoiantes, empresas e instituições públicas, que reconheciam o trabalho e a determinação dos seus cooperantes, directores, funcionários e colaboradores, a sua inserção na comunidade local e as suas potencialidades como suporte essencial das suas actividades.

O retorno proporcionado pela Rádio à cidade e à região foi sempre superior aos apoios angariados, muito graças ao trabalho voluntário de algumas centenas de colaboradores que passaram no Alto de Santana ou nos lugares de reportagem mais recônditos milhares de horas das suas vidas!

Hoje, com meios técnicos mais sofisticados e com recursos humanos bem preparados, a Rádio Gilão de Tavira está pronta para enfrentar os desafios do século XXI, sendo certo que muitos algarvios e tavirenses escutam as nossas emissões através da Internet nos mais longínquos recantos do Mundo, esperando notícias da sua terra e das nossas gentes. A Rádio Gilão de Tavira é um património dos Tavirenses e dos Algarvios!

Nos próximos meses, fruto dos investimentos em curso, vai chegar em melhores condições aos receptores de mais de meio milhão de potenciais ouvintes no Sotavento Algarvio, no Baixo Alentejo e na Andaluzia Ocidental. Até ao final do corrente ano, vai ser ampliado e melhorado significativamente o leque de serviços que presta à comunidade e à região. Aguardem por mais notícias!

2 comentários:

Miguel disse...

Parabéns á radio Gilão pelo seu 20º Aniversário ...

Zé,

Sempre coerente e dedicado!

Um grande abraço e ...
Bjks da matilde

Anónimo disse...

Mr. Z.

Um retorno saudosista e fiel aos tempos da mocidade dos finais da década de 80 e aos velhos afectos de outrora...

Bjs
C.D.