segunda-feira, maio 08, 2006

Leãozinho vale... milhões da Champions!


O Sporting garantiu o 2º lugar na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, depois de vencer em casa o Sp. Braga por 1-0, que também fizeram por honrar o lugar na UEFA CUP...

Com este resultado os leões garantem a entrada directa na Liga dos Campeões da UEFA da próxima época, mercê de um remate certeiro do algarvio João Moutinho, que coroou assim uma época fantástica, deixando um problema para Scollari resolver. Depois das provas dadas, será que o João não merecia ser convocado para o Mundial da Alemanha?!

Nota final - Os clubes algarvios das competições profissionais, apesar dos sonhos e dos sustos, acabaram por garantir a manutenção. Pode ser que no próximo ano, com menos deslocações ao Norte, as coisas corram doutra forma ao Olhanense e ao Portimonense!

5 comentários:

Marco Aurélio disse...

JG

Falta um mês para a copa. Daqui para frente provavelmente falaremos muito sobre futebol nos Blogs. Não podia deixar de lembrar o incidente no estádio do Pacaembu aqui no Brasil, na derrota do Corinthians por 3 a 1 para o River Plate. Aproximadamente 25 pessoas ficaram feridas. Devemos pensar seriamente na possibilidade de extinguir as torcidas organizadas. Seus integrantes que geraram a confusão. Fiz um post sobre o uso politico do futebol. Se quiser dar uma olhada.Esta no dia 22 de Fevereiro 2006.

Um abraço

Marco Aurélio

Anónimo disse...

Portugal ainda com quatro vagas

por Paulo Curado, in Público, 2006.05.09

Um médio, um extremo, um defesa central e o terceiro guarda-redes são os únicos lugares ainda em aberto entre os convocados

A pouco menos de uma semana de Luiz Felipe Scolari revelar a lista definitiva de 23 jogadores que irão representar Portugal no Mundial, restam algumas dúvidas referentes a quatro vagas ainda em aberto na selecção: o terceiro guarda-redes; o defesa central que substituirá o desafortunado Jorge Andrade (lesionou-se gravemente ao serviço do Deportivo da Corunha e não jogará na Alemanha); um extremo e um jogador de meio-campo.
Para a linha média, à partida são dois os nomes que encabeçam o lote de escolhas à disposição do treinador brasileiro: Hugo Viana, do Valência, e João Moutinho, do Sporting. A juventude deste último, com apenas 19 anos, e o facto de ter sido chamado à pré-convocatória da selecção de sub-21, na última semana - Scolari já havia manifestado atempadamente que não iria contar com jogadores convocados para o Europeu da categoria - poderão vir a ser impeditivos para a sua presença na selecção, apesar das excelentes exibições que protagonizou esta época, titular nos 34 jogos dos "leões" no campeonato, um feito só antes alcançado por Figo na temporada de 1991-92.
Certos para aquela zona do terreno estão Costinha (que apesar de ter sido afastado da sua equipa, o Dínamo de Moscovo, tem vindo a treinar no Belenenses e Scolari já anunciou que conta com ele), Maniche, do Chelsea, Petit, do Benfica, Deco, do Barcelona, e Tiago, do Lyon.
Entre os extremos - confirmados que estarão Cristiano Ronaldo, do Manchester United, Figo, do Inter de Milão, e Simão, do Benfica -, a dúvida de Scolari residirá entre Quaresma, do FC Porto, e Luís Boa Morte, do Fulham. Em favor deste último estará o facto de ser um dos raros esquerdinos nesta selecção, e o único do lote de extremos à disposição de Scolari. Contudo, não será uma decisão de todo fácil para o treinador brasileiro. As boas exibições de Quaresma no FC Porto, que contribuíram decisivamente para os êxitos da equipa esta temporada, tanto no campeonato como na Taça de Portugal, cuja final será disputada no domingo frente ao Vitória de Setúbal, têm vindo a colocar pressão na sua chamada à selecção principal. A experiência também diz que Scolari é avesso a esta pressão, como se viu com o caso Baía no Europeu...
Mais inesperada foi a vaga aberta para a zona central da defesa, na sequência da grave lesão de Jorge Andrade. Tonel, do Sporting, e Nunes, do Maiorca, lideram uma lista de opções que incluem ainda Ricardo Rocha, do Benfica, Ricardo Costa e Pedro Emanuel - que viu recentemente gorada pela FIFA a sua tentativa de alinhar pela selecção angolana -, do FC Porto. De resto, e salvo outras inesperadas lesões de última hora (como aquela que afectou este fim-de-semana Ricardo Carvalho, do Chelsea, mas que não será impeditiva para o atleta estar presente na Alemanha), o sector defensivo estará completo. Miguel (Valência), Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho (Chelsea), Fernando Meira (Estugarda), Nuno Valente (Everton) e Caneira (Sporting) deverão ser presenças certas na Alemanha.
O menor dos problemas do treinador brasileiro, nesta fase, residirá na escolha do terceiro elemento para a baliza portuguesa. Paulo Santos, do Sporting de Braga, e Bruno Vale, emprestado pelo FC Porto ao Estrela da Amadora, são aqueles que se perfilam em melhor posição para acompanhar Ricardo e Quim - titular e primeiro suplente, respectivamente - por terras alemãs. Os dois jogadores já foram utilizados por Scolari, residindo a dúvida se o técnico irá apostar no futuro da equipa das quinas com Vale, 23 anos, ou optará por premiar Paulo Santos, que aos 33 anos encerrou uma das melhores (senão a melhor) temporada da sua já longa carreira, que passou toda ao lado dos grandes palcos mundiais.
Scolari pouco deixou transparecer sobre as dúvidas que sobram em relação aos 23 eleitos para o Mundial e será com algum mistério à mistura que serão revelados todos os nomes na segunda-feira. O tema não foi abordado na recente entrevista do seleccionador, ontem publicada pelo jornal alemão Kicker, e onde manifestou vontade de a equipa "respeitar" todos os adversários que irá defrontar na fase de grupos, apesar dos currículos.
Para Scolari, o México, adversário mais forte à partida, não será a única complicação para os portugueses, que terão, igualmente, de ter cautelas nos confrontos com Angola e o Irão.
E coloca o favoritismo para a vitória em seis selecções: Brasil, Argentina, Itália, Inglaterra, Holanda e a Alemanha. Já Portugal foi considerada como uma entre as "oito melhores do Mundo", mas não entre os três primeiros lugares do pódio teórico.

Anónimo disse...

Sporting na Liga dos Campeões = uma oportunidade desperdiçada!

Sá se aguentam na 1º fase porque não é a eliminar!

Anónimo disse...

Em ralção ao João Moitinho, quer o JG, quer o Paulo Curado estão cheios de razão, mas estes esqueceu-se do guarda-redes do Steua de Bucareste e principal responsável pela caminhada da equipa romena na Taça UEFA - Carlos, ex-guarda-redes do Boavista.

Vale falar no Bruno, mas apenas para provocar o Pinto da Costa e o Frangos da Baía. Porque não convocar o Moreira, sempre matava as saudades da baliza?!

Anónimo disse...

Ó da canzoada, leste o artigo do Paulo Curado?!

Antes de optares pelo anti-sportinguismo primário aponta esta relação de nomes - Hugo Viana, João Moitinho, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Simão Sabrosa, Quaresma, Luís Boa-Morte, Tonel, Marco Caneira e Ricardo - e chora...

Dez jogadores, entre convocados certos e prováveis, que estão ou já passaram pelo Sporting. Quer gostes ou não, os leões de Alvalade estão na Liga dos Campeões merecidamente e com cinco pontos de avanço sobre a equipa que ficou a seguir no campeonato. Queriam mais?!