terça-feira, maio 30, 2006

Sol rende milhões


O Diário de Notícias anuncia a construção de uma central solar térmica para a produção de electricidade, algures nas serranias de Tavira...

Representando um investimento da ordem dos 17 a 18 milhões de euros, esta central de terceira geração tem características inovadoras e deverá entrar em funcionamento em Janeiro de 2008, sendo o projecto liderado pela Enerpura, em consórcio com uma empresa australiana, a
SHP - Solar Heat Power (parceira da EDP na central de Sines), e com a portuguesa Meci, uma empresa de construção civil e infra-estruturas multifacetada.

Competindo no sector das energias renováveis, a Enerpura é detida maioritariamente por Diogo Vaz Guedes, presidente da
Somague (que detém indirectamente uma participação nas empresas FAGAR e TaviraVerde através da AGS), e tem na sua administração Nuno Ribeiro da Silva, representante em Portugal da eléctrica espanhola Endesa e ex-secretário de Estado da Energia, Manuel Colares Pereira, ex-investigador do Ineti (Instituto de Engenharia e Tecnologia Industrial), e João Correia de Oliveira, um dos fundadores da Ao Sol, empresa agora adquirida pela Enerpura. Venham eles...

2 comentários:

Carla disse...

sopro um beijo

Anónimo disse...

MODAS DE VENTO

por Helena Garrido, in Diário de Notícias, 2006.0529

As energias renováveis começam a ser olhadas como uma espécie de solução milagreira para os problemas de dependência energética de Portugal e até da Europa. Não são. Reduzir a dependência dos combustíveis fósseis exige uma política energética integrada, como aliás salientam os participantes no segundo encontro do debate sobre o futuro na energia , promovido pela TSF e pelo DN.

Num encontro recente da iniciativa da Ordem dos Economistas, Félix Ribeiro apelava a uma maior atenção dos europeus para o que os EUA estão a fazer no domínio da energia. No outro lado do Atlântico a abordagem é integrada, como se pode simplesmente ver no Departamento de Energia. As prioridades são definidas e vão desde apostas na investigação até orientações para cada um, individualmente, orientar o seu consumo no sentido da poupança de combustíveis e gás.

Conseguimos nós através de uma simples busca na Internet saber, em linguagem a todos acessível, quais são as grandes orientações políticas para o sector da energia em Portugal? Não. E na União Europeia ainda menos.

Hoje está na moda a energia eólica. Corremos o risco de encher o País de esguios moinhos de vento sem a adequada ligação à rede, repetindo erros do passado noutros domínios. Ainda nos lembramos do entusiasmo com a construção de Estações de Tratamento de Resíduos, as ETAR. Quantas estão hoje ainda sem funcionar?

O facto de a tributação associada às renováveis ou à poupança de energia ser mais gravosa do que a aplicada às outras fontes, ilustrado no caso apresentado por Carlos Pimenta no debate DN/TSF, é apenas mais um exemplo da total ausência de uma estratégia para a energia.

As autoridades públicas actuam por impulso, empurradas pela iniciativa privada, que, obviamente, não tem de ter uma visão de conjunto. Para as empresas as contas são simples: quantos anos levo a recuperar o investimento? A definição de uma política permitiria combater as rendas que sempre se conseguem ganhar num sector altamente regulamentado, com elevadas barreiras à entrada e onde os dinheiros públicos têm de estar presentes.

Uma estratégia integrada para a energia é ainda mais urgente por razões políticas. O desenvolvimento futuro de Portugal, tal como depende da educação, está hoje também nas mãos do que começarmos a fazer para reduzir efectivamente a dependência do petróleo e do gás.