quarta-feira, maio 31, 2006

Pousadas em movimento!


Em 24 de Setembro de 2002 apresentei, em nome dos representantes do PS, uma moção na Assembleia de Freguesia de Santiago (Tavira), manifestando o nosso regozijo pela abertura do concurso público da empreitada para a recuperação e adaptação a Pousada do imóvel designado por CONVENTO DA GRAÇA, promovido pela empresa pública ENATUR...

Esta empreitada envolvia um conjunto de trabalhos de construção civil e arranjos paisagísticos de elevado montante, sendo que o preço base para efeitos de concurso era superior a 4,7 Milhões de Euros, prevendo-se naquela altura que a sua conclusão e abertura ao público decorresse durante o ano de 2004.

De igual forma, congratulávamo-nos com o anúncio da aquisição das instalações onde durante muitos anos desenvolveu as suas actividades culturais a Sociedade Orfeónica dos Amadores de Música e Teatro de Tavira, na Rua Dr. Miguel Bombarda, e a sua cedência à MOVIJOVEM para instalação de uma Pousada da Juventude.

A inclusão de Tavira no programa de ampliação e remodelação da Rede Nacional de Pousadas da Juventude, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto através da MOVIJOVEM, assim como a recuperação do Convento da Graça pela ENATUR, são testemunhos indesmentíveis do inegável esforço de cooperação dos Governos liderados pelo Eng.º António Guterres com as autarquias locais, independentemente da sua cor partidária.

Lamentavelmente, todos os prazos previstos foram sucessivamente "queimados", muito por causa da quebra de investimento público em 2003 e 2004, e a maioria do PSD na Assembleia de Freguesia de Santiago entendeu por bem rejeitar a nossa moção onde apenas pretendíamos saudar a abertura do concurso público, apelar às entidades competentes para que fossem cumpridos os prazos anunciados e à Câmara Municipal de Tavira para desenvolver os trâmites para promover a integração harmoniosa destes investimentos do Estado na malha urbana.

Por tudo isto, é bom saber que
o Algarve vai ter sete Pousadas da Juventude em 2007 e que a Pousada Histórica do Convento de Nossa Senhora da Graça abre no próximo mês!

Sem comentários: