quarta-feira, maio 03, 2006

No quiosque da esquina...


Para aqueles que descobrem os novos mundos que entram pela nossa casa no Quiosque do Mundo, fiquem a saber que a Rádio que escutamos por aqui completa hoje 20 anos de actividade, apenas interrompidos pela lei da rolha decretada por um dos governos de Cavaco Silva...

Foi num sábado de manhã, em frente do actual Mercado da Ribeira, naquele que hoje é conhecido como o Jardim das Palmeiras, que um jovem aniversariante deu voz às primeiras emissões experimentais e ao vivo da
Rádio Gilão de Tavira. Parabéns a todos e, especialmente, ao meu caro amigo Jorge Sampaio!

Os primeiros anos não foram fáceis, a vontade de fazer era muita e a experiência não era quase nenhuma. Entre outros, o Humberto Puga, o Luís Palmeira e o Pedro Lourenço (membros da primeira direcção) desunhavam-se para criar as condições para que a emissão nunca falhasse entre as 16 e as 24 horas desde a Calçada de D. Ana, no Alto de Santa Maria, num pequeno espaço cedido pelo Rancho Folclórico de Tavira...

Juntei-me à equipa em Junho, vindo directamente dos estúdios da
Rádio Universidade de Coimbra, e passei um Verão em cheio. A par da primeira experiência profissional na administração pública, ia colocando "Tavira no ar" ao longo de duas horas diárias e começando a lançar os novos nomes da música portuguesa, que hoje são considerados uns "digníssimos" dinossáurios, como os GNR, os Xutos & Pontapés, os Delfins, o Rui Veloso ou os UHF, entre aqueles que ainda por aí andam ou outros que já passaram á história, como os Heróis do Mar, os Afonsinhos do Condado ou os Teia Helce, para além do acompanhamento da carreira dos músicos locais e dos festivais que iam decorrendo por este Algarve ou noutros locais deste Mundo...

Ao longo destas duas décadas de serviço público, procurámos defender e divulgar os valores e a cultura do concelho de Tavira e da região do Algarve. Hoje, pretendemos reforçar a nossa posição no Algarve, agradecendo a disponibilidade e empenhamento de todos para concretizarmos este objectivo!

PS - Para além de escutar aqui a Rádio Gilão ou participar na rúbrica
1001 Olhares, também pode encontrar a nossa ligação no Quiosque da Esquina, está bem?! Visite-nos sempre...

2 comentários:

GG disse...

Olá. Parabéns pelo blogue e continua o bom trabalho. Quem é a autora da música que se ouve no fundo?

Anónimo disse...

Antena da Rádio Gilão está a ser transferida do Alto de Santa Ana

Igreja de Santa Ana, em Tavira
A Câmara Municipal de Tavira encontra-se a proceder, neste momento, à transferência da actual antena emissora da Rádio Gilão, com 54 metros de altura, para o monte de Alcaria do Cume, em Santa Catarina da Fonte do Bispo.

O objectivo é tornar o Alto de Santa Ana, onde se situava a antena, «numa das zonas mais apetecíveis e harmoniosas da cidade em termos paisagísticos», salienta a autarquia.

No seu lugar já está colocada uma pequena estrutura com cerca de 15 metros, que fará a transmissão para uma antena repetidora instalada no topo do Hotel Porta Nova, em Tavira, num espaço devidamente climatizado para o efeito.

A partir daqui a retransmissão final será feita para a antena instalada em Alcaria do Cume.

Está ainda prevista a construção de um resguardo para o gerador existente em Alcaria do Cume, o qual fornecerá energia eléctrica em caso de falha de rede.

O valor total desta operação implica um investimento de mais de 19 mil euros.

«Este é o último passo a dar para que esteja completo, esteticamente, o ordenamento do Alto de Santa Ana, uma vez que esta antena era um elemento perturbador em termos paisagísticos, não se enquadrando, por isso, na solução encontrada para a reabilitação e requalificação deste local», acrescenta a Câmara de Tavira.

O ordenamento do Alto de Santa Ana passou, também, por obras de restauro da igreja e pelo arranjo da zona envolvente, o que implicou um investimento da autarquia de €711.874,68.

Neste espírito, foi inaugurada, no passado dia 25 de Abril, a reabilitada Ermida de Santa Ana, com vista a funcionar como espaço polivalente, onde irão ter lugar acontecimentos de natureza cultural e religiosa.


A par do restauro da igreja, procedeu-se, também, à reabilitação do ambiente urbano do espaço público que a envolve, à recuperação das fachadas da Antiga Casa do Governador, bem como à reabilitação do miradouro.

Por forma a tornar esta área um espaço de convívio e de lazer foram colocados bancos e papeleiras, proporcionando uma melhoria e um agradável ambiente em toda a zona envolvente, onde se pode observar toda a cidade, o rio e o centro histórico, zona esta que é, por excelência, o melhor miradouro existente na cidade de Tavira.

in Barlavento, 6 de Maio de 2006 | 20:12