domingo, dezembro 14, 2003

PS - 30 anos de intervenção ao serviço de Portugal

(Publicado na edição de 25 de Setembro de 2003 do jornal POSTAL DO ALGARVE)

Ao longo dos seus 30 anos de intervenção na sociedade portuguesa, o Partido Socialista deu um contributo fundamental para a consolidação da Democracia e para modernização de Portugal. Desde 1973, Portugal mudou muito e para melhor!

Neste processo contínuo de mudança, os socialistas foram decisivos para a aprovação de uma Constituição que garante os direitos de cidadania civil, política e social.

Sob a liderança de Mário Soares e António Guterres, os governos do PS foram determinantes na adesão à União Europeia, garantia essencial para que o País vivesse um período inédito de crescimento económico e de estabilidade política, e demonstrámos que o exercício do Poder é compatível com o diálogo e com a concertação social.

Os contributos dos socialistas foram essenciais para o desenvolvimento socio-económico do concelho de Tavira, liderando os destinos do Município e da maioria das nossas freguesias e participando de forma activa e construtiva na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, vencendo uma luta histórica pela qualidade de vida e garantindo as bases do desenvolvimento sustentado de todo o concelho!

Em homenagem à nossa História, solidariamente com as estruturas nacionais e regionais, queremos voltar a ganhar a confiança maioritária dos Portugueses e dos Tavirenses com base numa alternativa de esquerda moderna e reformista.

Mais do que nunca é fundamental FALAR VERDADE. Para isso, é prioritário compreender os erros cometidos no passado para não voltar a repeti-los no futuro!

Por isso todos, sem qualquer excepção, devem enfrentar com determinação os problemas e encontrar as soluções mais adequadas, seja nos domínios da saúde e do apoio social, seja nas questões da criação de emprego, da competitividade e da inovação, da educação ou da formação e nos temas da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentado.

Não adianta procurar fugir à realidade e pedir tempo até 2010 ou 2015 quando não se sabe o que fazer agora para resolver os problemas.

Os portugueses não podem ser as vítimas desta desgovernação que fomentou uma recessão que não tem fim e parou a economia nacional. As empresas, os clubes, as associações e as iniciativas dos tavirenses não podem ser prejudicados pela falência anunciada das finanças municipais.

As dificuldades de tesouraria não podem ser solucionadas com atrasos nas transferências para as juntas de freguesias, com o adiamento da liquidação das facturas dos fornecedores ou com demoras no pagamento dos subsídios às associações culturais, clubes desportivas e aos demais parceiros institucionais.

Os erros políticos não podem prejudicar as actividades das Juntas de Freguesia, limitar a competitividade das empresas do concelho ou fragilizar as forças vivas de cada comunidade local. Não podem colocar em causa a segurança das famílias e o futuro das instituições!

Queremos marcar a diferença pela positiva, pretendemos conhecer as realidades do nosso concelho e ouvir cada um dos tavirenses. Neste fim de semana, os socialistas tavirenses visitaram a freguesia de Cachopo. É, desde sempre, um exemplo da aposta nas políticas com rosto humano desenvolvidas pelos Governos e pelos autarcas do PS, de investimento no património cultural e nas potencialidades turísticas do interior do Algarve para complementar a oferta do Algarve e proporcionar mais riqueza e mais qualidade de vida a todos!

Infelizmente, apesar das iniciativas louváveis e da vontade de ultrapassar obstáculos que encontrámos, há projectos aprovados até 2001 que estão quase parados e outros totalmente suspensos. Aliás, o País está parado há dois anos em nome das reformas que ninguém vê, mas que todos sentimos nas bolsas...

Os algarvios não podem esperar mais que se decida assinar um papel para concretizar os projectos incluídos no programa Aldeias do Algarve, para renovar as redes de saneamento básico ou tornar realidade a revisão do PROT-Algarve!

Se as desculpas esfarrapadas sobre a governação socialista já cheiram a mofo, os limites ao défice impostos pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento não podem justificar a ausência de investimento público no ordenamento cinegético, na protecção da floresta ou no Centro Social de Cachopo!

O PS/Tavira mudou, estamos a trabalhar para dar melhores condições de trabalho aos nossos autarcas e para adaptar o discurso e a estratégia aos desafios que o Séc. XXI e os tavirenses nos colocam!

Encaramos a actividade política como uma missão de serviço público, enquadrada pelos princípios e valores do socialismo democrático e por uma cultura de trabalho de equipa e de avaliação permanente do seu desempenho.

Hoje, o PS é estrutura político-partidária de Tavira que melhor conhece os anseios das populações e os seus autarcas são reconhecidamente os mais competentes nas Juntas de Freguesia e os mais interventivos na defesa dos interesses dos tavirenses na Câmara e na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia.

Por tudo isto, torna-se fundamental criar as condições para que cada cidadão sinta vontade de participar com frequência acrescida na vida do PS-Tavira, contribuindo para a qualificação do exercício dos direitos políticos e para proporcionar soluções de futuro aos tavirenses!

Queremos demonstrar que somos capazes de (re)assumir a liderança do Município e das restantes freguesias de Tavira. Acima de tudo, queremos continuar a merecer a vossa confiança!

Sem comentários: