segunda-feira, dezembro 15, 2003

O Algarve passou ao lado...


(Publicado na edição de 23 de Janeiro de 2003 do jornal BARLAVENTO)


Por estes dias, muitos milhares de portugueses seguem com merecida atenção a participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Andebol, culminando a década de ouro iniciada com a conquista do título europeu de cadetes em 1992. Em jogo, está a conquista do direito de participação nos Jogos Olímpicos de Atenas. Para tal, os andebolistas portugueses têm que ficar no sétimo lugar, mas tudo o que vier a mais, será bem-vindo...

Infelizmente, apesar das intenções iniciais da Federação de Andebol de Portugal, das autarquias e dos dirigentes desportivos locais, o Algarve passou ao lado do Campeonato do Mundo. Perante um caderno de encargos extrema e inevitavelmente exigente as vontades soçobraram, apesar de estarem assegurados os principais aspectos em matéria desportiva e logística e de estar prevista a realização em Tavira do Grupo D, composto por países como o Brasil, a Suécia ou a Dinamarca.

Na ocasião, por mera falta de visão de médio e longo prazo, poder-se-ia alegar que era um encargo financeiro insustentável. Hoje, quando se analisam os impactos positivos dos estágios e eventos desportivos realizados na região, quer em termos de ocupação hoteleira directa, quer de promoção do nosso produto turístico nos mercados de origem, percebe-se perfeitamente que estamos perante uma oportunidade perdida indesculpável.

Com um clima ameno ao longo de todo o ano, uma oferta turística de reconhecida qualidade e infra-estruturas desportivas de nível internacional, o Algarve tem hoje todas as condições para se transformar num gigantesco centro de estágios internacional, sendo relevantes para o efeito alguns investimentos planeados ou em fase de concretização.

Em paralelo com os esforços públicos e privados para requalificar a prestação de cuidados de saúde na região, realcem-se o Estádio do Algarve, o Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul e alguns investimentos privados em curso que serão decisivos para garantir a qualidade da oferta e dar um contributo decisivo para combater a sazonalidade específica do sector turístico.

Perdida a oportunidade do Campeonato do Mundo de Andebol, fica o alerta para que a divulgação do Algarve durante a fase de apuramento do Europeu de Futebol de 2004 não seja uma miragem. O investimento no Estádio do Algarve só poderá ser compreendido se todas as vertentes forem rentabilizadas, aproveitando-se as infra-estruturas para a realização de outros eventos e de estágios de alta competição.

Bons exemplos não faltam na região, destacando-se o complexo desportivo de Vila Real de Santo António ou a atenção dedicada ao sector do golfe, as inúmeras marinas e portos de recreio ou a criação da Associação Algarve Desportos. O caminho está traçado, basta segui-lo com determinação!

Sem comentários: