sábado, janeiro 31, 2009

GNR com novo quartel em Tavira


O Ministro da Administração Interna destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Governadores Civis na área da segurança, tendo classificado esta intervenção como um “contributo inestimável” para o clima de estabilidade...

Rui Pereira falava durante a inauguração das instalações do Destacamento Territorial de Tavira da Guarda Nacional Republicana (GNR), onde elogiou a intervenção dos Governadores Civis enquanto dirigentes dos Gabinetes Coordenadores de Segurança e dos Conselhos Coordenadores de Segurança Rodoviária, bem como enquanto autoridades distritais de Protecção Civil.

O seu papel em prol da segurança dos portugueses é um contributo inestimável”, reconheceu o Ministro perante a governadora civil de Faro, Isilda Gomes, e o comandante geral da GNR, Tenente-General Ferreira dos Santos, entre outras entidades civis e militares.

O titular da Administração Interna disse ainda que, sendo a segurança uma “responsabilidade partilhada” nas sociedades globalizadas, assumem também cada vez maior importância as parcerias entre o Governo e os municípios que “têm manifestado uma elevada compreensão pela importância que esta matéria assume como direito fundamental para os portugueses”.

Após uma visita às novas instalações, que classificou como “um espelho da instituição”, Rui Pereira realçou a importância das competências atribuídas à GNR, tanto como força de segurança vocacionada para o policiamento e manutenção da paz pública, como órgão de policia criminal e agente “imprescindível” na área da Protecção Civil, tendo sublinhado o seu contributo também na prevenção da sinistralidade rodoviária.

Reportando-se à década de 80, quando morriam nas estradas portuguesas mais de 2600 pessoas por ano, o Ministro recordou que em 2008 registaram-se menos de 800 mortes devido a acidentes de viação, tendo considerado que, sendo este o resultado de vários factores como o de uma maior consciencialização por parte dos cidadãos, em muito se deve também às entidades fiscalizadoras como a GNR.

Referindo-se às políticas de segurança adoptadas pelo Governo, no sentido de garantir a prevenção e repressão da criminalidade em geral, Rui Pereira considerou determinante o reforço do dispositivo efectuado em 2008, nomeadamente com a admissão de mais dois mil agentes e militares na PSP e na GNR, a aquisição de cerca de dez mil armas de nove milímetros e de cerca de mil viaturas automóveis para as duas Forças de Segurança, a par da renovação de várias instalações.

Este é um esforço do Governo e da comunidade que as Forças de Segurança amplamente merecem, devido à sua acção demonstrada no terreno, através de uma actuação dedicada, perseverante e muitas vezes heróica”, observou o Ministro.

Por sua vez a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, considerou que a transferência do Destacamento Territorial para o novo quartel corresponde ao investimento preconizado pelas políticas do Governo do Partido Socialista, nomeadamente no que concerne ao apetrechamento e melhoria das condições de trabalho das Forças de Segurança.

Para Isilda Gomes o novo quartel permitirá aumentar consideravelmente o nível operacional da GNR, garantindo assim uma maior eficácia do dispositivo de segurança na região.

Esta era uma infra-estrutura desejada e programada há muitos anos e finalmente tornou-se uma realidade, permitindo que as Forças de Segurança ali sediadas tenham as condições de trabalho necessárias para poderem executar da melhor forma a tarefa que lhes está atribuída, isto é, manter a segurança dos cidadãos”, referiu a Governadora Civil, acrescentando que os custos inerentes à construção do quartel, orçado em dois milhões de euros, correspondem às “excelentes disponibilidades” que o edifício dispõe.

O Algarve e a GNR estão de parabéns por mais este investimento numa região que pretendemos cada vez mais segura, onde todos vivam com a tranquilidade que merecem e desejam”, frisou Isilda Gomes.

O Destacamento Territorial da GNR de Tavira exerce o comando dos postos territoriais de Tavira, Alcoutim, Martilongo, Vila Real de Santo António e Castro Marim, num total de cerca de uma centena de militares. O edifício construído em terreno cedido pelo município de Tavira passará a integrar ainda um posto de trânsito. Nas antigas instalações, localizadas no Alto de Santana, será localizado um espaço cultural para eternizar a obra de Bartolomeu dos Santos!

Sem comentários: