quarta-feira, agosto 22, 2007

Viva a noite!


Já estão em vigor as alterações ao Regulamento dos Períodos de Abertura e Encerramento dos Estabelecimentos de Venda ao Público no município de Tavira, reduzindo o horário de funcionamento dos bares das Docas...

Agora, os estabelecimentos situados na zona especial de animação nocturna (ZEAN) do Mercado Municipal (Docas) passam a encerrar às quatro horas da manhã, menos duas horas do que até aqui. Como devem estar recordados, há bem pouco tempo, as ZEAN foram uma grande aposta do executivo municipal para responder ao abandono crescente e á desorganização evidente da noite tavirense.

Mais, o apelo dos bares do Mercado de Olhão e a oferta multifacetada da marginal de Monte Gordo era muito forte e os empresários da cidade exigiam horários especiais e prolongados!

No princípio, com o empenho dos proprietários e da Polícia de Segurança Pública tudo correu bem, o espaço era bem e muito frequentado, apesar da proximidade indesejável dos terrenos municipais destinados ao Porto de Pesca, votados ao abandono, plenos de lixo e de águas paradas, malcheirosas e maternidade de mosquitos...

Passado algum tempo, desejando fazer dinheiro rapidamente e evitar as chatices que começavam a despontar, alguns proprietários arrendaram e trespassaram os espaços e tudo começou a mudar. A abertura do Hotel Vila Galé Tavira, os conflitos "tribais" e os desacatos nas redondezas foram gotas de água que fizeram transbordar... o balde!

Depois, verificou-se algum desinvestimento por parte das entidades públicas e os proprietários sobrantes da fase inicial formaram a
Associação de Bares das Docas de Tavira, tentando voltar aos tempos gloriosos, promovendo concertos, feiras, exposições e animação urbana que enchiam os programas de actividades, mas as Docas teimavam em permanecer vazias...

Enfim, esta alteração do regulamento dos horários pouco vai contribuir para alterar significativamente o rumo daquela zona se for uma medida isolada. Concordando com a perspectiva que se pretende para o turismo tavirense, não posso compreender que se desista com tanta facilidade de um projecto recente e se coloquem em causa tantos e tão avultados investimentos.

Os jovens de Tavira e aqueles que nos procuram mereciam outras medidas e outra capacidade de intervenção. Esperamos que, perante dificuldades desta monta, não se opte sempre por desistir!

PS - Se o comandante da PSP de Tavira ainda fosse Hugo Palma seria esta a opção tomada? Tenho dúvidas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Depois da barracada da limitação dos horários dos apoios de praia na Ilha de Tavira e da impotência para colocar termo aos desacatos e comportamentos menos dignos, esta é mais uma medida... fácil de tomar!
Simplesmente, como não pode controlar tudo o que se passa na cidade e o vereador do Desporto e da Economia é um deserto de ideias e sem qualquer capacidade de iniciativa, Macário Correia volta a apostar na sua imagem de ambientalista e de defensor da tranquilidade alheia para impôr alguma ordem no caos a que chegaram as zonas mais animadas da cidade.
Porém, pelas ameaças que já li algures, seguir-se-ão a UBI e o BUBIBAR?

Anónimo disse...

Realment... Macário conquistou os seus eleitores nas suas primeiras eleicoes para o Municipio de Tavira contra O Eng.Jose Baia pelo PS...lembro-me ....Distribuindo garrafas de azeite pela poulacao mais idosa...tenho vergonha como se deixaram conquistar...sabe-mos que realmente somos Algarvios... e gostamos de sossego....mas a nossa Estimada Tavira é muito mais do que aquilo que queremos...é um Paraiso...de aromas...vistas...sabores...sons...caras....poesia...é tanta riqueza sem fim...que é infeliz a lembranca que tenho de tavira sempre cheia no Verão...a pobnte romana dos namoricos...do inicio da noite... o jardim dos folclores e dos concertos meio pimbas...que estavam sempre repletos de turistas...os bares sempre cheios pelas ruelas a fora e nem os mais reconditos espacos noctivagos escapavam a imensidao de gente que ansiava descobrir todos os espacinhos...Quando Macario entrou...vieram as docas... veio a centralizaçao da noite...os bares tradicionais descentralizaram ...lá se foram as casas que ha tantos anos..tanta gente visitava e voltava como que viciados...Veio o Mercado da Noite...com um aspecto triste... sem magia...bebidas caras... e longe da companhia das ruelas... e dos olhares e amizade dos vizinhos ou vizinhas do bar ao lado...noite com musica sem conversa...noite perdida...MAcario nao fechou o Bairro Alto em Lisboa...vingou-se em Tavira...agora somente está a acabar o trabalho...Finalizar com a ilha de tavira...presumo que seja para mais uma vez os velhotes que receberam o azeite...ficarem felizes...assim sendo... em vez de criar meios para a evoluçao do turismo especializado que tavira proporciona...acaba com ele...o homem nao quer ter chatices...ele so voltou mesmo para tavira porque nao havia para onde ir!!!assim tem uma velhice sossegada...ao lado das gaivotas e das garrafas de azeite...Como é que ainda votam nesse traste.... quando a propria JSD é contra as medidas dele???Por Favor Savem Tavira...Nuno.

Anónimo disse...

Peço desculpa pela ortografia....a pressa e inimiga da perfeiçao...Nuno