terça-feira, setembro 16, 2008

Requalificação da Marginal de Cabanas prestes a arrancar



No âmbito do POLIS Litoral da Ria Formosa já foi lançado o concurso de empreitada de requalificação paisagística da marginal de Cabanas...

Actualmente, a marginal apresenta grandes problemas na sua organização, quer na época baixa, quer na alta. As residências, estabelecimentos comerciais e turísticos distribuem-se de modo indiferenciado, ao longo da sua faixa, tornando este local pouco atractivo e fechado, quase indiferente ao cenário da Ria Formosa, a Sul. É um espaço onde se misturam as áreas de esplanadas com o trânsito automóvel e pedonal e, consequentemente, com as áreas de estacionamento.

Segundo a Câmara Municipal de Tavira, a obra terá início no primeiro trimestre do próximo ano, sendo a primeira obra a ser lançada pela sociedade, e irá responder aos problemas, privilegiando a valorização paisagística, bem como a resolução da circulação automóvel e pedonal, prenvendo-se que possa demorar cerca de doze mneses a ser concluída.

Com esta intervenção, a faixa de rodagem terá um sentido, separando duas das três faixas para uso essencialmente pedonal:
- A primeira situar-se-á junto à fachada dos edifícios e funcionará de suporte às áreas de esplanada, aos estabelecimentos comerciais, à circulação pedonal, ao estacionamento e ao acesso às habitações;
- A segunda, junto à muralha, contemplará a zona de estacionamento, contentores de resíduos e ecopontos, outros equipamentos e possibilitará o acesso ao passeio marítimo;
- A terceira faixa, ao longo da muralha, consistirá no passeio marítimo. Será uma zona nova, criada com o intuito de aumentar as áreas de usufruto do cenário marítimo e será, exclusivamente, para uso pedonal, sendo o seu acesso feito através de escadas e rampas.

No extremo Poente da zona de intervenção, junto à escola de ensino básico, será criada uma bolsa que contribuirá para o reforço das zonas de estacionamento automóvel.

A proposta abrangerá, ainda, a manutenção do cais existente, bem como da rampa de acesso das embarcações à água, mantendo-se as cotas das áreas pedonais e a continuidade do passeio marítimo através de rampas.

Toda a área a ser intervencionada compreenderá a colocação de mobiliário urbano, nomeadamente, bancos, papeleiras, bebedouros, estacionamentos para bicicletas, painéis informativos, abrigo para utentes de transportes públicos, toldos de ensombramento, limitadores de passeio, contentores e ecopontos.

Até ao momento foi feito um investimento de €60.491,93 em projectos de paisagismo, engenharia civil, infra-estruturas eléctricas e telefónicas e projecto geotécnico, ao qual deverá acrescentar-se o valor estimado da obra de €2.088.799,00.

Prometida desde 1997, pelos diversos partidos políticos em todas as campanhas eleitorais, a obra teve que esperar pelo
Polis Litoral da Ria Formosa para avançar definitivamente. Enfim!

Sem comentários: