sábado, setembro 20, 2008

Andebol aposta na qualidade


Na época 2008/9, o andebol algarvio passa a contar com a experiência e a qualidade do técnico que levou o Sport Lisboa e Benfica à conquista do título da Liga Profissional...

O histórico treinador Aleksander Donner embarca num projecto onde vai estar encarregue dos três clubes lacobrigenses. O
Observatório do Algarve falou com José Manuel Dias, que até agora vinha gerindo a equipa feminina do Gil Eanes, e perspectiva o rumo a seguir, nomeadamente na EHF European Cup em 2008/9. A apresentação do treinador e da nova equipa do Gil Eanes decorre neste sábado em Lagos...

No Algarve, Aleksander Donner junta-se a outro antigo campeão nacional, o "mestre" Manuel Manita, e ao ex-seleccionador nacional de esperanças, Hélder leal, que já detinham funções idênticas em
Lagoa e em Tavira, respectivamente, consolidando a aposta de desenvolvimento sustentado da modalidade que vem sendo protagonizada pela Associação de Andebol do Algarve, em estreita articulação com a Direcção Regional de Educação do Algarve e com as autarquias locais...

Nesta época, o
Andebol do Algarve conta com novos clubes filiados - Associação Académica Alto da Colina / Academia de Andebol de Albufeira, Associação Académica da Universidade do Algarve (Faro), Casa de Povo de Moncarapacho (Olhão) e Clube de Futebol Boavista (Portimão) e vai reforçar os apoios ao desenvolvimento da modalidade nos escalões de iniciação e na formação de jovens árbitros, em acções a promover durante o mês de Outubro. A ver vamos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Aleksander Donner foi a surpresa na apresentação do Gil Eanes

por Armindo Vicente, in Barlavento, 2008.09.25

O antigo técnico do Benfica é a partir de agora responsável pela equipa algarvia. Novos voos se perspectivam para a formação feminina de Lagos.

O treinador Aleksander Donner foi a grande surpresa na apresentação do Gil Eanes aos seus associados.

No passado sábado, a equipa de Lagos não tinha novas jogadoras para apresentar, no jogo contra a formação andaluza do CBM Sanlucar, mas a surpresa sentou-se no banco.

Nem mais nem menos que o actual campeão nacional da Liga Profissional que treinava o SL Benfica e que agora dá uma «enorme volta» na sua vida ao aceitar um projecto de formação em Lagos.

O jogo quase passou para segundo plano, tal é a amplitude do valor do novo técnico lacobrigense, que agora abarca um novo desfio, mas em versão feminina.

Tal como se esperava, Donner começou a vencer. As novas comandadas fizeram questão em empenhar-se a fundo para conseguir mostrar o máximo das suas capacidades ao novo treinador.

O Gil Eanes não fez um jogo de excelência, mas demonstrou uma entrega assinalável, numa partida que foi muito equilibrada e com notável réplica por parte do conjunto espanhol.

O SanLucar, que milita na 1ª Divisão espanhola (segundo escalão do país vizinho), vendeu muito cara a derrota, e a intensidade foi tal, que a jogadora forasteira Jessica Pino teve que ser hospitalizada após um forte embate contra uma atleta de Lagos.

Ao intervalo, o resultado registava um empate a onze bolas. No segundo tempo, as gilistas acertaram muitos pormenores ainda deficitários e conseguiram vencer este encontro, por 27-24.

O Gil Eanes entra, de novo, em competição no próximo sábado, dia 27 de Setembro, recebendo o Colégio João de Barros (Tomar), no Pavilhão da Escola Secundária Gil Eanes, às 17 horas.


Quem é Aleksander Donner?

Talvez dispense apresentações, mas é um dos treinadores mais consagrados do andebol português. Tem 60 anos, nasceu na cidade de Lvov, pertencente à então União Soviética, mas agora incluída em território da Ucrânia.

Veio para Portugal faz 17 anos e representou o ABC (Braga), Madeira SAD e Benfica.

Nos clubes por onde passou, o pecúlio de troféus é impressionante. Ganhou nove títulos de campeão nacional, oito Taças de Portugal, cinco Supertaças e uma Taça da Liga.

Foi seleccionador nacional, apurando Portugal para uma fase final (algo inédito), e sob a sua égide conseguiu colocar Portugal no grupo A (categoria máxima) do andebol europeu e mundial.

Além deste curriculum impressionante, e não menos desprezível, consegue acumular elogios pelo trabalho que desenvolveu em todos os locais por onde passou.

E em Lagos? Logo se verá. Todavia, está em Lagos há seis dias e o clube local já encheu páginas de jornais como nunca antes fizera.

Ficha de Jogo:

Pavilhão da Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos
Árbitros: Hélio Jesus e Paulo Neves (AAA)

GDES Gil Eanes (27): Ilda Duarte, Dulce Pina, Vera Lopes (1), Patrícia Barbosa, Liliana Ferreira (10), Sónia Barradas (1), Maria Viana (2), Katia Ceita, Ludmila Soares, Soraia Lopes (8), Carla Pedro, Rita Gonçalves, Ana Meira e Tânia Afonseca (5).
Treinador: Alecksander Donner

CBM SanLucar (24): Jesica Pino (2), Elena Sanchez(2), Yolanda Garcia (5), Rosa Rocha, Ariadna (5), M. José Munoz (1), Patrícia Del Valle (2), Soledad Munoz, Ines Vargas, Carmen Perez (1), Bea Del Valle, Sonia Jorge, Ana Grecu (6), Irene Vivas
Treinador: José Robayu
Intervalo: 11-11 Final: 27-24