segunda-feira, outubro 01, 2007

E a Foupana?!


No Dia Internacional da Água, o ministro da Economia disse à agência Lusa que o Plano Nacional de Barragens identifica 10 locais para a construção de novas barragens nos rios Tua, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo...

Trata-se de um investimento total de 1.140 milhões de euros, que dará uma capacidade de produção de mais 1.100 megawatts a Portugal e para os quais já há vários
parceiros privados na corrida. E o Algarve?

Apesar das vastas potencialidades como reservatório estratégico de água e da fácil ligação às barragens de Odeleite e do Beliche e à Estação de Tratamento de Água de Tavira, percebo muito bem que o potencial energético das ribeiras da região não é muito e que o prevísivel grau de conflitualidade por razões ambientais seja elevado, mas não seria oportuno garantir a edificação da Barragem da Foupana?!

Ou será que o sistema do Sotavento vai ficar amputado deste elemento considerado em tempos fundamental e ninguém quer assumir esse facto?! Será que as coisas estão bem assim, que o sistema de abastecimento de água é totalmente eficaz, que as zonas agrícolas do Perímetro de Rega do Sotavento estão todas cobertas e já ninguém se lembra da seca de 2003?! Era bom que se dissesse já tudo para clarificar de vez as intenções do Governo!

PS - Finalmente, José Sócrates apresentou o Plano Nacional de Barragens, assegurando que que «precisamos de assegurar que, a médio e longo prazo, Portugal seja mais livre e uma nação menos dependente», ao mesmo tempo que «precisa de cumprir os seus compromissos internacionais em matéria de redução de emissões e de aposta nas energias renováveis, em que se encontra já no pelotão da frente da União Europeia». Quanto à Foupana, disse alguma coisa?

Sem comentários: