sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Novos hospitais sob consulta... pública!


O tão aguardado estudo técnico sobre os novos hospitais está em fase de discussão pública até ao dia 27 de Março de 2006...

Elaborado pela Escola de Gestão do Porto, com a colaboração técnica do Ministério da Saúde, o documento estabelece
Prioridades de Investimento da 2.ª Vaga de Projectos em PPP, realçando-se que a construção do novo Hospital Central do Algarve (HCA) apenas é justificada num quadro de substituição do actual Hospital Distrital de Faro (HDF)!!!

A equipa da Escola de Gestão do Porto coloca a contrução do HCA no segundo lugar das prioridades, logo a seguir ao Hospital de Todos os Santos em Lisboa, beneficiando igualmente de condições físicas únicas para proporcionar um avanço mais imediato do processo. A opção pela manutenção do HDF acarretaria a manutenção das necessidades não satisfeitas, dos sobrecustos e das insuficiências qualitativas na prestação de serviços, para além da deficiente articulação com a rede hospitalar e outras infra-estruturas regionais, de custos de manutenção elevados e das situações de ruptura na época alta do turismo.

Por sua vez, a construção de um hospital de raiz representa a eliminação destas desvantagens e beneficia de terreno disponível bem localizado e com boas acessibilidades, com dimensões adequadas e boas condições ambientais, contribuindo positivamente para a racionalização da rede hospitalar e para a melhoria da competitividade do turismo algarvio, bem como da criação de condições para uma melhor definição das áreas de influência das unidades hospitalares da região do Algarve.

A manutenção de alguns serviços no HDF também é analisada, mas a ausência de justificação técnica para tal e as compensações financeiras decorrentes da sua libertação para a construção do HCA parecem ter falado mais alto. O estudo merece o acordo de princípio do Ministério da Saúde que agradece todos os
contributos, comentários e sugestões...

3 comentários:

Anónimo disse...

PS "satisfeito" por Hospital Central ser prioridade governamental

O presidente do PS/Algarve, Miguel Freitas, afirmou, em comunicado, a "profunda satisfação" por ver que o Hospital Central do Algarve (HCA) continua a ser um investimento prioritário do Governo.

Recorde-se, o executivo socialista, através do Ministério da Saúde, encomendou um estudo a especialistas de forma a avaliar as prioridades de construção de futuras unidades hospitalares de saúde. O estudo foi divulgado ontem e concede ao HCA a segunda posição na lista, apenas atrás do Hospital de Todos-os-Santos, a construir em Lisboa.

"Importa agora não perder tempo; é essencial, e passa a ser prioritário que o Governo defina a calendarização de todo o processo, permitindo, conforme consta no nosso programa eleitoral, o início da construção do hospital nesta legislatura", frisa a estrutura regional dos socialistas.

in Região Sul, 10 de Fevereiro de 2006 | 10:55

Anónimo disse...

PP quer Faculdade de Medicina junto ao Hospital Central

in Observatório do Algarve, 10-02-2006/17:22:00

O estudo agora divulgado que considera prioritária a construção do Hospital Central em Faro, deve receber nas suas imediações a Faculdade de Medicina do Algarve, defende o CDS/PP.

A Comissão Política do CDS/PP desafiou hoje o ministro da Saúde a repensar a estratégia de construir o hospital central, reunindo num mesmo espaço a Faculdade de Medicina, uma situação que não foi analisada no estudo da Escola de Gestão do Porto (Unidade Orgânica da Universidade do Porto).

O Partido Popular congratula-se ainda com os resultados do estudo de avaliação, que terão sido conclusivos, ao considerar o Hospital Central do Algarve como uma prioridade, dadas as características turísticas do distrito pelo peso do sector, e ainda “a existência de insuficiências críticas no serviço prestado actualmente às populações”.

Jorge dos Santos

Unknown disse...

E quem não quer a Faculdade de Medicina na Universidade do Algarve?!

Será que os senhores do CDS/PP não sabem que o processo das faculdades de medicina é da tutela do Ministério da Ciência e do Ensino Superior?!

Será que não entenderam a entrega da candidatura desse processo foi o derradeiro ACTO do Reitor Adriano Pimpão, culminando oito anos de trabalho iniciados em 1998?!

Não perceberam ainda que a Faculdade de Medicina tem bases sólidas para avançar e será uma realidade em breve?!

O que é preciso é ter calma... Ou será que também querem afirmar qualquer paternidade?!