terça-feira, agosto 31, 2004

Meditações sobre desertificação e interioridade

O professor do Instituto Superior Técnico, Francisco Nunes Correia, que liderou uma equipa que fez o levantamento da desertificação em Portugal, explica hoje no Público que a evolução dos modelos sócio-económicos mudou a face do território por razões tão práticas como a falência do modelo económico que ali se vivia, assim como por motivos mais subjectivos, como a perda de auto-estima das populações rurais face a uma sociedade cada vez mais urbana.

Actualmente a desempenhar as funções de presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Nunes Correia foi responsável pelo programa Polis durante o Governo PS e preparou, durante o executivo de Cavaco Silva, o Plano Nacional de Política do Ambiente, um dos documentos mais programáticos já feitos para esta área mas que acabou por não sair da gaveta...

Nunes Correia acredita na economia de mercado mas sabe que é um processo com falhas, que se traduziram num abandono crescente das regiões mais desfavorecidas do país, sobretudo as mais ligadas à agricultura. Uma reflexão profunda sobre as temáticas da desertificação, da interioridade e do desenvolvimento sustentável que vale a ler!

Sem comentários: