domingo, agosto 08, 2004

Mais um contributo...

O Algarve vai perder no próximo ano lectivo nove escolas do primeiro ciclo do ensino básico, todas no meio rural, obrigando 60 alunos a deixar as suas aldeias e a deslocar-se alguns quilómetros para diariamente frequentar as aulas.

A medida é justificada pela Direcção Regional de Educação do Algarve (DREA) pelo facto de cada um dos nove estabelecimentos ser frequentado por menos de 11 crianças, conforme pode ser lido no Público.

Desde 2001, já encerraram 43 escolas nos 16 concelhos do Algarve. Desta feita, são os concelhos de Monchique (duas), Aljezur, Lagos, Olhão (duas), Tavira (duas) e Vila do Bispo que verão diminuir o seu parque escolar, numa medida que contribuirá para aumentar as dificuldades de quem vive no interior da região e para acelerar uma desertificação humana que todos dizem quere contrariar...~

No concelho de Tavira - com 14 escolas no activo e 887 alunos - encerrarão dois estabelecimentos no monte da Ribeirinha e no Bernardinheiro, às portas de cidade, a poucas centenas de metros da escola de Santa Margarida encerrada há alguns anos. Estando ambas localizadas no limite urbano e com projectos de investimento urbanístico nas suas imediações, não seria de adiar o seu encerramento?!

Já agora, porque é que as autarquias algarvias não alinham nas medidas de discriminação positiva que vão surgindo no interior do País?!

Sem comentários: