quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Um novo aeroporto na capital


O ministro das Obras Públicas revelou que as obras de ampliação do Aeroporto de Faro podem criar entre 200 e 300 novos empregos directos....

"Temos que fazer este investimento por ser útil para o desenvolvimento económico, porque cria emprego e é uma forma também de combater a crise económica", defendeu Mário Lino. Citado pelo
Observatório do Algarve, mostrou-se ainda confiante de que mesmo que a crise económica provoque uma diminuição no tráfego de passageiros, essa será uma situação temporária e o País tem que pensar em medidas com projecção de médio e longo prazo.

O investimento de 130 milhões de euros incide, numa primeira fase a concretizar entre Março de 2009 e o segundo semestre de 2011, na remodelação e ampliação das áreas operacionais, nomeadamente um aumento da segurança operacional com a implementação do sistema ILS (Instrument Landing System) na pista 10 e o alargamento para Sul da faixa de segurança da pista 28, estando previstas a criação de cerca de dez novas posições de estacionamento para aviões.

Numa segunda fase, com início até Janeiro de 2011 e conclusão em 2013, visa a intervenção no terminal, com o aumento das áreas comerciais e adequação das áreas públicas à nova tipologia de passageiros e visitantes, e nos acessos terrestres ao aeroporto, para além de uma unidade hoteleira, permitindo o aumento da capacidade máxima de fluxo de passageiros de seis para oito milhões.

Em declarações ao
Barlavento, o director do aeroporto de Faro António Correia Mendes disse que este investimento «terá como horizonte o ano de 2025», altura em deverá ser atingida a marca de nove milhões de passageiros anuais. Em 2008, passaram pelo Aeroporto Internacional de Faro, mais de cinco milhões e trezentos mil passageiros locais, maioritariamente provenientes do reino Unido, Alemanha, Irlanda e Holanda. Uma grande obra numa cidade que continua a ser a capital do Algarve!

Sem comentários: