terça-feira, fevereiro 03, 2009

Algarvia volta ao Malhão!


A 35ª edição da Volta ao Algarve, entre 18 e 22 de Fevereiro, apresenta como pontos decisivos a chegada ao Alto do Malhão e o contra-relógio Castro Marim-Tavira...

Com um percurso total de 734,6 quilómetros, o itinerário elaborado pela
Associação de Ciclismo do Algarve e que a Agência Lusa já divulgou, é praticamente igual ao de 2008 (sai Faro e regressa Olhão!) e os ciclistas trocam a rapídissima final da Avenida José da Costa Mealha pela rampa do Alto do Malhão (Loulé) à terceira etapa (Sexta-feira, 20 de Fevereiro) e disputam o "crono" de 33,7 quilómetros no Sábado, embora ainda não se saiba se vai ser o percurso previsto inicialmente pela Serra de Tavira ou a versão reduzida de recurso ao longo da EN125...

O pelotão da "Algarvia", enriquecido com a presença do espanhol Alberto Contador (
Astana) e o seu colega de equipa português, Sérgio Paulinho, vai partir de Albufeira com direcção a Olhão, na primeira tirada, num total de 173,6 quilómetros.

No segundo dia, o conjunto de corredores, que inclui também o alemão Andreas Kloden (Astana), o italiano Damiano Cunego (
Lampre), os espanhóis Egoi Martinez e Koldo Fernandez (Euskaltel-Euskadi), o australiano Robbie McEwen (Katusha), ou francês Sebastien Chavanel (Française des Jeux), para além dos principais ciclistas da equipas portuguesas, terá pela frente 183,5 quilómetros, a ligar Lagoa a Lagos.

A terceira etapa reserva um total de quatro contagens de terceira categoria para o prémio da montanha, além da chegada ao Alto do Malhão, de segunda categoria, após 175 quilómetros, desde Vila Real de Santo António.

Depois do "crono", entre Castro Marim e Tavira, a quinta e derradeira tirada resume-se a 168,8 quilómetros, entre Vila do Bispo e Portimão.

Percurso:
18 Fev: 1ª etapa, Albufeira - Olhão, 173,6 km
19 Fev: 2ª etapa, Lagoa - Lagos, 183,5 km
20 Fev: 3ª etapa, VR Sto. António - Alto do Malhão, 175 km
21 Fev: 4ª etapa, Castro Marim - Tavira, 33,7 km (CRI)
22 Fev: 5ª etapa, Vila do Bispo - Portimão, 168,8 km
Total: 734,6 km

Com a equipa de
Tavira na máxima força e com melhor plantel de sempre e os homens de Loulé a querer mostrar as camisolas, vamos ver com quantas pedaladas se conquista a liderança do ciclismo nacional. Todos à estrada!

Sem comentários: